Exposições de moda encontram na internet uma forma de driblar o distanciamento social

Scroll down to content

Muitas das visitas estão disponíveis no YouTube
Gilberto Júnior

Look de ‘Camp: notes on fashion’, a exposição passada do MET Foto: Getty Images for The Metropolitan

Dois mil e vinte seria um marco na história do Metropolitan Museum of Art, de Nova York. Para celebrar o 150º aniversário do espaço, a exposição anual do Costume Institute prometia explorar todo o seu acervo, traçando uma linha do tempo disruptiva. Mas aí veio a pandemia de Covid-19 e a mostra “About time: fashion and duration” foi remarcada para outubro. Se o distanciamento social é o antídoto mais eficaz no combate ao novo coronavírus, nas agendas dos museus o tour virtual tornou-se o novo normal.

Enquanto “About time: fashion and duration” não é inaugurada, uma “visita” pela exposição do ano passado, “Camp: notes on fashion”, está disponível no YouTube. E o guia é Andrew Bolton, curador do Costume Institute. Na mesma plataforma de compartilhamento de vídeos, é possível encontrar um documentário sobre a montagem da mostra “Christian Dior, designer of dreams”, que celebrou os 70 anos da maison e já ocupou o Musée des Arts Décoratifs, em Paris.

“Obras” da Ferragamo Foto: Divulgação
“Obras” da Ferragamo Foto: Divulgação

“A pandemia está despertando ainda mais a imaginação e a inovação. Mostras de moda virtuais são um verdadeiro presente para os amantes do tema, além de serem uma excelente estratégia dos museus para manterem ativa a conexão com o público durante a fase de reabertura gradual. Há várias acontecendo neste momento. Muitas já haviam sido realizadas presencialmente”, diz Paula Acioli, idealizadora e coordenadora do curso de Formação Executiva em Moda, da Fundação Getulio Vargas (FGV).

Reaberto ao público, o Palais de la Porte Dorée, na capital francesa, dá a oportunidade de darmos uma espiada interativa na “Christian Louboutin: L’Exhibition[nist]” no site oficial da mostra, a maior sobre o trabalho e criatividade do designer de sapatos. Também está on-line a expô “Sustainable thinking”, do Museo Salvatore Ferragamo, localizado em Florença. Imagens de 360° em alta resolução, vídeos e painéis informativos podem ser conferidos no ferragamo.com. A distância de um clique.

É possível dar uma espiada nos trabalhos mais icônicos de Christian Louboutin Foto: Divulgação
É possível dar uma espiada nos trabalhos mais icônicos de Christian Louboutin Foto: Divulgação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: