Ava DuVernay é selecionada para receber o prêmio Dorothy e Lillian Gish

Scroll down to content

11:29 AM PDT 8/6/2020 by Chris Gardner

Adam Burrell

Com a honra, DuVernay se torna a quarta cineasta e a primeira diretora a receber a honra Gish, que vem com um prêmio em dinheiro de US $ 250.000.

Ava DuVernay foi selecionada para receber o 27º Prêmio Dorothy e Lillian Gish anual em homenagem a seus esforços contínuos para ampliar as vozes de mulheres e pessoas de cor através de seu trabalho de cinema e TV.

DuVernay se torna o quarto cineasta – depois de Ingmar Bergman, Robert Redford e Spike Lee – e a primeira diretora a receber a homenagem. Ele vem com um prêmio em dinheiro de US $ 250.000, um dos maiores prêmios do gênero. O prêmio foi estabelecido em 1994 por vontade da atriz Lillian Gish, que morreu em 27 de fevereiro de 1993, após uma carreira inovadora no palco e na tela que durou sete décadas.

Pelo anúncio de hoje, o Prêmio Gish é concedido “a um artista altamente talentoso de qualquer disciplina que ultrapassou os limites de uma forma de arte, contribuiu para a mudança social e abriu o caminho para a próxima geração”. O comitê de seleção escolheu a DuVernay entre quase 60 finalistas em artes visuais e cênicas, literatura e administração artística. Outros homenageados anteriores incluem Walter Hood, Gustavo Dudamel, Elizabeth LeCompte, Suzan-Lori Parks, Maya Lin, Anna Deavere Smith, Trisha Brown e Chinua Achebe.

Em resposta à notícia, DuVernay disse: “Quando fui notificado sobre o adorável prêmio, pedi para ler as palavras reais da sra. Gish sobre esse presente, conforme redigido em seu testamento. Ela disse que o prêmio era para ir a um artista que contribui para nossa compreensão da “beleza da vida”. Que noção. Com a descrição dela, minha própria visão do que faço mudou um pouco mais para abraçar a beleza ao meu redor e acolhê-la a todo momento. Esse é um daqueles momentos, e Sou grato. “

O comitê de seleção deste ano foi presidido por Jamie Bennett, diretor executivo da ArtPlace America, e incluía Patricia Cruz, diretora executiva do Harlem Stage; Joseph V. Melillo, produtor executivo emérito da BAM; Meredith Monk, vencedora do Prêmio Gish 2017; e Zeyba Rahman, oficial sênior do programa Building Bridges Program da Doris Duke Foundation for Islamic Art. Alberta Arthurs atua como consultora; e o JPMorgan Private Bank lida com a confiança.

Bennett disse: “Ava DuVernay é um cineasta extraordinário cujo corpo de trabalho como escritor, produtor, diretor, distribuidor e mentor personifica perfeitamente as realizações notáveis ​​que o Prêmio Gish celebra. Como comitê, entramos no processo de seleção pensando que Foi-nos dada uma tarefa impossível. Refletindo, no entanto, a nossa escolha era inevitável: a Sra. DuVernay era exatamente a artista a homenagear. Somos tão gratos por tudo o que ela já deu ao mundo, como estamos animados com tudo o que ela ainda não fez. Faz.”

Vencedor dos prêmios BAFTA, Peabody e Emmy e fundadora da operação criativa de distribuição e coletiva Array, os créditos de DuVernay incluem Selma, o documentário indicado no Oscar 13, A Wrinkle in Time, When They See Us e Queen Sugar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: