Apple teria importado roupas de empresa acusada de trabalho forçado

Scroll down to content

Uma nova reportagem do The Guardian aponta que a Apple teria adquirido roupas e outras matérias-primas de uma empresa na China que enfrenta sanções dos EUA após acusações de trabalho forçado.


Changji Esquel Textile faz parte de um grupo de 11 empresas que supostamente violaram direitos humanos na região de Xinjiang, oeste da China. A fabricante, porém, nega o uso de trabalho forçado “em qualquer parte dos seus negócios” e diz que apelará de sua inclusão na lista de sanções dos EUA.

Como em outros casos, as sanções impostas pelo governo americano impedem empresas estrangeiras de comprar e/ou vender tecnologia (além de outros bens) de companhias americanas. De acordo com o secretário de comércio dos Estados Unidos, Wilbur Ross, o objetivo é impedir “a ofensiva desprezível do Partido Comunista Chinês contra as indefesas populações muçulmanas minoritárias”.

Contudo, um mês antes de as sanções entrarem em vigor, a chinesa enviou uma remessa de camisas de algodão e elastano para as lojas da Apple na Califórnia; de acordo com as informações, tais peças seriam uniformes de funcionários das Apple Stores.

Em 2014, a Maçã firmou um acordo com a Esquel para a produção de roupas sustentáveis usando resíduos de algodão reciclado. No mesmo ano, a fabricante vendeu mais de 50.000 peças para a empresa de logística Arvato Digital Services, outra fornecedora da Apple.

Em um comunicado, a Apple esclareceu que a Esquel não é uma fornecedora direta, e que suas parceiras usam “‘algodão de instalações em Guangzhou e Vietnã”, não em Xinjiang.

Vale notar que gigante de Cupertino foi acusada em várias ocasiões de ter trabalho forçado em sua cadeia de suprimentos. A empresa, é claro, considera a ideia repulsiva e toma medidas extensas para conduzir auditorias em suas fornecedoras — fazendo com que, em 2018, ela ganhasse um prêmio por iniciativas contra a escravidão. [MacMagazine]

VIA CULT OF MAC

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: