Fortnite é removido da App Store após lançar promoção para burlar taxa cobrada pela Apple

Scroll down to content

Epic Games oferece desconto de 20% para compras por pagamento direto, mas apenas para PCs e consoles

O Fortnite é um dos mais conhecidos jogos do gênero “battle royale” Foto: Andrew Harrer / Bloomberg

NOVA YORK – A Apple removeu nesta quinta-feira o popular Fortnite de sua loja de aplicativos. Em comunicado, a companhia informou que a decisão foi tomada após a produtora do jogo, Epic Games, lançar ferramenta com a “intenção expressa de violar os regulamentos da App Store”.

Mais cedo, a Epic havia anunciado o lançamento de pacotes para compras diretas dentro do jogo, burlando os sistemas de pagamento da Apple, na App Store, e do Google, na Google Play. Essas empresas abocanham um percentual de 30% das transações efetuadas por meio das lojas de aplicativos.

“A Epic disponibilizou uma ferramenta em seu aplicativo que não foi revisada ou aprovada pela Apple”, informou a Apple, ao site The Verge. “E eles fizeram isso com a intenção expressa de violar os regulamentos da App Store em relação a pagamentos dentro do aplicativo que se aplicam a todos os desenvolvedores que vendem serviços ou produtos digitais”.

O diretor executivo da Epic, Tim Sweeney, é crítico da taxa elevada cobrada pelas donas das lojas virtuais. Em entrevista recente à Bloomberg, Sweeney afirmou que as companhias exercem um “duopólio”, já que elas são donas dos principais sistemas operacionais para dispositivos móveis e obrigam desenvolvedores a pagarem para disponibilizarem seus aplicativos aos donos de tablets e smartphones.

“Se tivesse como, eles bloqueariam a web e tomariam decisões arbitrárias sobre que páginas você pode visitar”, escreveu Sweeney, em seu perfil no Twitter, no mês passado. “E depois cobrariam 30% do faturamento de cada companhia que faz negócios na web”.PUBLICIDADE

A Apple está sendo pressionada por autoridades nos EUA e na União Europeia sobre sua conduta com competidores. Uma das frentes é exatamente sobre como a companhia opera sua loja de aplicativos.

O Fortnite é um dos mais populares jogos do estilo “battle royale”, onde dezenas de jogadores disputam uma mesma partida simultaneamente, sendo o vencedor o último que conseguir se manter vivo. O download é gratuito, mas o game oferece itens digitais, como roupas, armas e acessórios, mediante pagamento com uma moeda virtual, a V-Bucks, que pode ser comprada com dinheiro real.

Nesta quinta-feira, a Epic lançou a promoção “Fortnite Mega Drop”, que oferece descontos de 20% na compra de V-Bucks, mas apenas para jogadores de PCs e consoles. A ideia é atrair os jogadores para comprarem por essas plataformas, para burlar a taxa cobrada por Apple e Google.

Em seu site, a Epic afirma que a nova opção de pagamento oferece uma nova e vantajosa opção para os jogadores.

“Milhares de aplicativos da App Store aprovados pela Apple aceitam pagamentos diretos, incluindo alguns muito utilizados, como Amazon, Grubhub, Nike SNKRS, Best Buy, DoorDash, Fandango, McDonald’s, Uber, Lyft e Stubhub”, diz a Epic. “Nós achamos que todos os desenvolvedores devem ser livres para incentivar os pagamentos diretos em todos os aplicativos”.

O Google não se manifestou que o Fortnite continua disponível na Google Play.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: