Architecture, art and design – 100 years of the Bauhaus (1/3) | DW Documentary

Scroll down to content

Como a escola de arquitetura e design da Bauhaus, a escola de arte mais conhecida da Alemanha, moldou o mundo em que vivemos hoje?

O documentário de três partes bauhausWORLD marca o 100º aniversário da inauguração da mais conhecida escola de arte, arquitetura e design da Alemanha, a Bauhaus. Explorando o legado desta instituição alemã icônica, nossa equipe de filmagem viajou pelo mundo, encontrando arquitetos, artistas, planejadores urbanos, realizadores e sonhadores. Os ideais sociais e os princípios de design da Bauhaus ainda moldam a forma como vivemos hoje?

Novas abordagens de educação e treinamento, arquitetura, pintura, dança e design foram exploradas e desenvolvidas na Bauhaus. Seu fundador e diretor Walter Gropius atraiu as principais figuras criativas da época, incluindo Hannes Meyer, Mies van der Rohe, Lyonel Feininger, Oskar Schlemmer, Wassily Kandinsky, Paul Klee, László Moholy-Nagy, Anni Albers, Josef Albers e Gunta Stölzl. Hoje, a Bauhaus é considerada o berço do modernismo e tornou-se sinônimo de design elegante e funcional.

Fundada em Weimar em 1919, a escola Bauhaus mudou-se para Dessau em 1925 e depois para Berlim, onde foi forçada a fechar em 1933 depois que Hitler assumiu o poder. Muitos de seus artistas, arquitetos e visionários emigraram, espalhando e espalhando a doutrina Bauhaus pelo mundo.

A cineasta Lydia Ranke e sua equipe viajaram o mundo para fazer o documentário de três partes bauhausWORLD. Ao lado dos sites da Bauhaus de Weimar, Dessau e Berlim, eles visitaram cidades como Tóquio, Amã, Tel Aviv, Nova York, Chicago, Cidade do México e Medellín, conversando com especialistas dos arquitetos Norman Foster e Tatiana Bilbao ao crítico de arquitetura Mark Wigley, móveis a estilista Yinka Ilori e a estilista Kasia Kucharska.

“O Código” é a primeira parte do bauhausWORLD. A busca pelo segredo do sucesso duradouro da Bauhaus leva até o Japão – uma jornada que ilustra como o fechamento forçado da escola que levou o movimento ao exílio serviu para espalhar sua filosofia por todo o mundo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: