Falha no aplicativo Podcasts para watchOS está inflando números de audiência

Scroll down to content

A solução: simplesmente desconsiderar esses números

Se você tem um podcast, talvez seja bom começar a se despedir dos números de ouvintes provenientes do aplicativo Podcasts do Apple Watch. Isso porque uma “falha” descoberta recentemente no watchOS faz com que o download dos episódios dos programas fossem contados duas vezes — e, para corrigir a história, o reloginho da Maçã simplesmente deixará de contar nas métricas.

Confuso? O Interactive Advertising Bureau (IAB) tem uma explicação mais técnica da coisa, mas basicamente o que acontece é que, toda vez que o usuário baixa um episódio de um determinado podcast no Apple Watch, o dispositivo envia para o servidor dois pedidos de downloads de dois aparelhos diferentes — o Watch em si e o iPhone.

Com isso, o download é contado duas vezes, sem que o usuário de fato ouça o episódio duas vezes ou sequer mexa em qualquer configuração do aplicativo Podcasts. Isso, naturalmente, representa um problema — ainda que os números de usuários do app no Apple Watch não sejam enormes, esse tipo de métrica é importante para anunciantes e criadores, então ela precisa ser a mais próxima possível da realidade.

A Apple não se pronunciou sobre a falha, mas o IAB recomendou uma mudança muito simples para que os podcasts no Apple Watch sejam contados da forma certa: simplesmente desconsiderar os downloads provenientes do relógio, uma vez que um evento de download (o do iPhone) já será contado de qualquer forma.

A parte negativa disso tudo, como notado pelo AdTech, é que os anunciantes não mais terão as métricas de ouvintes que consomem os podcasts por meio do app nativo do Apple Watch, o que dificultará um pouco o direcionamento de publicidade. Não chega a ser o fim do mundo, mas é a atitude necessária — até que a Apple conserte o problema, pelo menos. [MacMagazine]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: