Shere Hite, escritora que revelou verdades sobre orgasmo feminino morre aos 77 anos

Em “The Hite Report”, a americana causou polêmica ao revelar que muitas mulheres que entrevistou para sua pesquisa não sentiam prazer com a penetração
New York Times

Shere Hite morreu na quarta-feira na sua casa em Londres aos 77 anos.

Na década de 1970, Shere Hite surpreendeu o mundo com seus relatórios inovadores sobre a sexualidade feminina e a sua conclusão de que as mulheres não precisavam de relações sexuais convencionais para obter satisfação sexual. Aos 77 anos, ela morreu na quarta-feira em sua casa em Londres. Seu livro de 1976, ‘The Hite Report’, desencadeou ‘uma revolução no quarto’ e vendeu dezenas de milhões de cópias. Mas as duras críticas a levaram ao exílio na Europa.

Seu marido, Paul Sullivan, confirmou a morte ao The Guardian. Segundo uma amiga de Hite teria dito ao jornal, ela sofria com as doenças de Alzheimer e de Parkinson.

Seu trabalho mais famoso, “The Hite Report: A Nationwide Study of Female Sexuality” (1976), desafiou as suposições da sociedade e freudianas sobre como as mulheres alcançavam o orgasmo: Não era necessariamente por meio do ato sexual, escreveu Hite; as mulheres, ela descobriu, eram perfeitamente capazes de encontrar prazer sexual por conta própria.

Por mais óbvias que suas conclusões possam parecer hoje, elas foram sísmicas na época. Para todas as mulheres que fingiram ter orgasmo durante a relação sexual, o Relatório Hite ajudou-as  a despertar seu poder sexual e foi visto como um avanço na liberação feminina. O livro se tornou um best-seller instantâneo e foi traduzido para uma dúzia de idiomas. Mais de 48 milhões de cópias foram vendidas em todo o mundo.

O que diferencia o Relatório Hite de outros estudos são os questionários que estão no centro dele. Mais de três mil mulheres obtiveram anonimato ao responder às perguntas, permitindo-lhes escrever com franqueza e de forma aberta – não em resposta a perguntas de múltipla escolha – sobre suas experiências.

“Os pesquisadores deveriam parar de dizer às mulheres o que elas deveriam sentir sexualmente e começar a perguntar o que elas sentem sexualmente ”, escreveu Hite. Em depoimentos reveladores em primeira pessoa, mais de 70% das entrevistadas romperam com a noção de que as mulheres recebiam estímulo suficiente durante a relação sexual básica para atingir o clímax. Em vez disso, elas disseram que precisavam de estimulação do clitóris, mas muitas vezes se sentiam culpadas e inadequadas a respeito e ficavam com vergonha de contar aos seus parceiros sexuais.

Suas opiniões marcaram um ponto de inflexão acentuado após a “revolução sexual” dos anos 1960, que essencialmente deu às mulheres licença para fazer sexo sem compromisso com tantos parceiros quanto os homens, mudando a dinâmica centrada no homem.

“A maioria dos entrevistados nos questionários de Hite pensava que a revolução sexual era um mito, que os deixava livres para dizer sim (mas não para dizer não)”, escreveu Erica Jong, autora de “Fear of Flying” (1973),  na revisão do “The Hite Report” para o The New York Times.

Esses entrevistados, acrescentou Jong, sentiram que a quantidade de sexo havia aumentado, não a qualidade”. Quando as mulheres se sentiram liberadas, muitos homens ficaram alarmados. Eles consideraram a Shere  Hite como uma mensageira indesejável que estava dizendo a eles que estavam fazendo coisas erradas. Ao mesmo tempo, a direita cristã em ascensão viu sua defesa do prazer sexual feminino como uma contribuição para a dissolução da família.

Ela foi ainda acusada de usar metodologia falha e amostragem distorcida, e foi castigada cruelmente. A revista Playboy, para a qual ela já posou de topless, chamou seu trabalho de “The Hate Report”. Alguns disseram que ela deveria mudar seu nome para Sheer Hype. 

Hite continuou a escrever. Depois lançou “O Relatório Hite sobre Homens e Sexualidade Masculina” (1981), no qual ela analisou questionários de mais de 7.000 homens e concluiu que raiva reprimida e infidelidade eram características comuns dos casamentos americanos .

Ela completou sua trilogia com “Mulheres e Amor: Uma Revolução Cultural em Progresso” (1987), em que questionários de 4.500 mulheres a levaram a concluir que as mulheres consideravam seus relacionamentos com homens com crescente frustração emocional e gradual desilusão.

Ambos os livros posteriores foram criticados por se basearem em amostras não representativas dos entrevistados. Depois da publicação de “Mulheres e Amor”, que a revista Time disse ser simplesmente uma desculpa para sua “crítica masculina”, Hite recebeu ameaças de morte pelo correio e em sua secretária eletrônica.

Muitos a descartaram como uma feminista raivosa, embora ela tivesse chegado ao seu feminismo de uma forma indireta. Como estudante de pós-graduação na Columbia University, ela ganhou dinheiro para pagar as mensalidades como modelo. Uma das marcas para as quais ela posou foram as máquinas de escrever Olivetti, que a mostravam como uma loira de pernas compridas acariciando as teclas. Mas quando ela viu o slogan do anúncio – “uma máquina de escrever tão inteligente que ela [a modelo] não tem que ser” – ela ficou horrorizada e logo se juntou a um grupo de mulheres fazendo piquetes nos escritórios da Olivetti contra o próprio anúncio em que estava.

Isso a levou a participar de reuniões em Nova  York da Organização Nacional para Mulheres. Em um dos encontros,  segundo ela, o assunto era o orgasmo feminino e se todas as mulheres o tinham. Houve silêncio, até que alguém sugeriu que a sra. Hite investigasse o assunto. Quando ela viu quão pouca pesquisa havia sido feita, ela começou o que se tornaria “O Relatório Hite”.

A onda de raiva e ressentimento contra ela inspirou 12 feministas proeminentes, incluindo Gloria Steinem e Barbara Ehrenreich, a denunciar os ataques da mídia a ela como uma reação conservadora dirigida não tanto contra uma mulher, mas “contra os direitos das mulheres em todos os lugares”. E isso estimulou a decisão de Hite de desistir de seu passaporte americano, deixar o país e se estabelecer na Europa, onde sentiu que suas ideias eram mais aceitas.

“Renunciei à minha cidadania em 1995” , escreveu ela em 2003,  no The New Statesman. “Depois de uma década de ataques contínuos a mim mesma e ao meu trabalho, particularmente meus ‘relatórios’ sobre a sexualidade feminina, não me sentia mais livre para realizar minhas pesquisas com o melhor de minha capacidade no país em que nasci.”

Depois da publicação de “Mulheres e Amor”, que a revista Time disse ser simplesmente uma desculpa para sua “crítica masculina”, Hite recebeu ameaças de morte pelo correio e em sua secretária eletrônica.

O New York Times a encontrou na Alemanha em 1996, no apartamento que ela dividia com seu marido alemão, Friedrich Horicke, um pianista, em Colônia. “A aparência de caça que ela tinha durante seus últimos anos nos Estados Unidos se foi há muito tempo”, escreveu o Times, “e ela recuperou o senso de humor – mas apenas porque está, finalmente, sendo levada a sério”.

Shirley Diana Gregory nasceu em 2 de novembro de 1942, em Saint Joseph, Missouri, filha  de Paul e Shirley (Hurt) Gregory. Sua mãe tinha 16 anos na época e seu pai era um soldado. O casamento acabou logo após a Segunda Guerra Mundial. Quando sua mãe se casou novamente, Shirley adotou o sobrenome de seu padrasto, Raymond Hite, um motorista de caminhão que a adotou, e passou a se chamar Shere. Depois que o casamento fracassou, Shere foi criada principalmente por seus avós, e quando eles se divorciaram em meados da década de 1950, ela foi morar com uma tia na Flórida.

Ela recebeu seu bacharelado e mestrado em história pela Universidade da Flórida em Gainesville em meados da década de 1960. Frequentou a escola de pós-graduação em Columbia, onde começou a fazer um doutorado em história social, mas saiu quando foi informada de que não poderia escrever sua dissertação sobre sexualidade feminina.

Hite se casou com Horicke, que era 19 anos mais novo que ela, em 1985, em Nova York. Ela se mudou para a Europa com ele em 1989 e, depois de abrir mão de seu passaporte americano em 1995, tornou-se cidadã alemã. Mais tarde, eles se divorciaram e ela se estabeleceu no norte de Londres com seu segundo marido,  Sullivan.

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