Compensado na decoração: 6 projetos que utilizam o material

O material é excelente opção para levar personalidade aos projetos sem gastar muito. Inspire-se
POR LUCAS DEOLI FREITAS

Formadas de lâminas de madeira sobrepostas, as chapas de compensado, já utilizadas na construção convencional por quase um século, têm sido redescobertas por arquitetos como solução para levar personalidade a projetos de baixo orçamento.

Forte, fácil de cortar e leve, essas peças têm como maior potencial sua versatilidade, além de um aspecto neutro que se encaixa em qualquer contexto. Prova disso, são estes projetos que evidenciam as diversas maneiras de se trabalhar com o compensado. Confira!

Compensado na decoração: 6 projetos que utilizam o material  (Foto: Luis Diaz Diaz)
(Foto: Luis Diaz Diaz)

1. Localizada em um bairro residencial de Palma, na Espanha, este projeto é assinado pelo escritório Feina. No quarto, a combinação entre o compensado de álamo nas paredes e a textura rústica ao fundo cria uma unidade ímpar cuja simetria é quebrada com cores e alguns elementos, como o espelho apoiado e o piso de cimento queimado

Compensado na decoração: 6 projetos que utilizam o material  (Foto: Salem Mostefaoui)
(Foto: Salem Mostefaoui)

2. Na reforma deste típico apartamento parisiense, o escritório Toledano Architects apostou no compensado. A leveza do material trouxe personalidade e ainda permitiu preservar os elementos clássicos originais da construção. Na cozinha, o destaque fica por conta do mix de revestimentos: piso em espinha de peixe, compensando nos armários e mármore travertino na bancada. O resultado é uma atmosfera luxuosa mesmo com superfícies tão neutras. 

Compensado na decoração: 6 projetos que utilizam o material  (Foto: Markus Linderoth)
(Foto: Markus Linderoth)

3. Nesta casa assinada pelo arquiteto Förstberg Ling, as chapas de compensado não servem apenas para revestir as paredes e o teto, garantindo isolamento acústico, mas também aparecem nas portas e nos móveis. No banheiro, o azulejo quadrado com rejunte preto cria um excelente pano de fundo para a marcenaria. Note como os tons claros potencializam a luz natural que entra através da zenital e deixa o ambiente ainda mais convidativo. 

Compensado na decoração: 6 projetos que utilizam o material  (Foto: Luis Diaz Diaz)
(Foto: Luis Diaz Diaz)

4. Na reforma deste apartamento em Bilbao, na Espanha, assinado pelo arquiteto Iñigo Berasategui, do escritório Azab, o humor é elemento marcante no décor. Entre as divisórias de cortinas, a cozinha integrada recebe um balcão de compensado de madeira que contrasta sua simplicidade com o piso de mármore. Impossível não notar a atmosfera  jovem, original e divertida do apê!

Compensado na decoração: 6 projetos que utilizam o material  (Foto: Cristiano Bauce)
(Foto: Cristiano Bauce)

5. Este pequeno apartamento localizado no centro histórico de Porto Alegre é assinado pelo escritório Ocre Arquitetura. A reforma teve como premissa o melhor aproveitamento da área de estar. O profissionais investiram em um ambiente com layout simples, mas que possibilita a criação de diferentes cenários para receber atividades variadas. O compensado naval é inserido de forma descontraída na marcenaria com algumas faces coloridas que roubam a cena. Curtiu?

Compensado na decoração: 6 projetos que utilizam o material  (Foto: Megan Taylor)
(Foto: Megan Taylor)

6. Localizada no sul de Londres, a Hive House é assinada pelos arquitetos do Nimtim Architects. Com design único e boa entrada de luz natural, a escolha dos materiais foi o ponto-chave para criar o ambiente perfeito. O compensado é utilizado como estrutura exposta, cuja versatilidade também faz dela uma marcenaria funcional. As cores pastel predominam no ambiente destacando ainda mais a textura da madeira.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.