Instagram atualiza Reels para deixá-lo ainda mais parecido com o TikTok

Jéssica Nakamura

Instagram atualizou Reels para deixá-lo mais parecido com o TikTok

O Instagram anunciou nesta quarta (23) algumas atualizações no Reels, ferramenta que permite gravar e editar vídeos curtos com áudio, efeitos e outros recursos criativos. A partir de agora, é possível gravar vídeos de até 30 segundos –até então, o tempo máximo era de 15 segundos. Além disso, o temporizador, que antes permitia contagens regressivas de apenas três segundos até a gravação, agora também tem a opção de 10 segundos. Para completar, a rede social também passou a possibilitar ao usuário cortar e excluir qualquer trecho do vídeo, tornando o processo de edição mais fácil.

Embora o argumento da empresa seja de que as mudanças foram feitas atendendo a pedidos de sua comunidade, as novidades deixam o Reels ainda mais parecido com o TikTok, aplicativo chinês do qual é considerado um clone. Lançada oficialmente em agosto deste ano, a ferramenta do Instagram é uma investida clara de Mark Zuckerberg na tentativa de frear o avanço do aplicativo chinês, cuja presença nos Estados Unidos tentou barrar aliando-se ao presidente Donald Trump.

Não é a primeira vez que Zuckerberg copia descaradamente um concorrente com o objetivo de neutralizá-lo. O Instagram Stories, recurso que imita o Snapchat, foi lançado após os criadores do aplicativo de vídeos que desaparecem em 24 horas recusarem uma tentativa de compra do fundador do Facebook. As ações da Snap, empresa que controla o aplicativo, chegaram a cair após o anúncio do crescimento dos Stories. O próprio Instagram foi comprado em 2012 pela empresa de Zuckerberg, que também adquiriu em 2014 o WhatsApp –o qual, por sinal, acaba de lançar um recurso que é uma cópia do Telegram e do Snapchat.

São tantas as investidas que a Comissão Federal do Comércio (FTC) dos Estados Unidos chegou a abrir uma investigação para determinar se o gigante das mídias sociais conduziu uma campanha para tomar o controle de potenciais rivais antes que pudessem se tornar uma ameaça.

Mas, mesmo com as atualizações recém-anunciadas, o Instagram Reels ainda está longe de alcançar o TikTok. Além de aceitar vídeos de até um minuto –o dobro do tempo total agora permitido pelo Instagram–, o aplicativo chinês também conta com um algoritmo movido a inteligência artificial para recomendar conteúdo customizado aos usuários sem que eles precisem seguir seus criadores.

Resta aguardar os próximos capítulos dessa batalha de redes sociais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.