‘Fuga de Pretória’: Daniel Webber e Daniel Radcliffe estrelam drama baseado em história real

Carlos Helí de Almeida

‘Fuga de Pretória’: Daniel Webber e Daniel Radcliffe em drama baseado em fatos Foto: Divulgação

Nelson Mandela já estava na cadeia há mais de uma década quando os ativistas brancos Tim Jenkin e Stephen Lee foram presos por atividades consideradas “terroristas” pelo governo segregacionista da África do Sul, nos anos 1970. Condenados a 12 e a oito anos de detenção, respectivamente, os dois foram protagonistas de uma das mais engenhosas fugas de um presídio de segurança máxima da história do país, em 1979 —dali partiram para continuar, do exílio, a luta contra o racismo sul-africano.

Mas se você deseja conhecer mais sobre a participação deles no movimento contra o apartheid talvez precise recorrer a autobiografia de Jenkins que inspirou “Fuga de Pretória”, pois o filme de Francis Annan concentra-se na construção do suspense em torno da audaciosa escapada.

O início é promissor: em meio a imagens de repressão contra a população negra, Jenkin (Daniel Radcliffe) e Lee (Daniel Webber) são capturados durante uma campanha de conscientização da minoria branca sobre as políticas racistas. Uma vez que eles são condenados como “traidores da raça”, a narrativa abandona o tom do thriller político e entra no ambiente típico do drama carcerário, povoado por internos poucos amistosos, guardas violentos, e heróis injustiçados determinados a sair dali a qualquer custo. O plano envolve a confecção de réplicas em madeira das chaves das celas, em um processo que demanda meses. O roteiro de Annan e L.H. Adams encontra soluções criativas para manter a tensão, mas deixa pouca margem para conhecermos melhor os personagens pelos quais torcemos.

Fuga de Pretória
(Escape from Pretoria)
Drama
106 minutos
Sinopse: O filme traz a história real de Tim Jenkin e Stephen Lee, jovens sulafricanos presos, em 1978, por trabalharem em operações secretas para o ANC, partido de Nelson Mandela.
Direção: Francis Annan
Elenco: Daniel Radcliffe, Daniel Webber, Ian Hart
País de Produção: Reino Unido e Austrália

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.