Como tornar o banheiro relaxante e local de autocuidado em casa

O ambiente, que muitas vezes pode ser sinônimo para descompressão, tem exercido um papel fundamental durante o período de isolamento social
POR EVELYN NOGUEIRA

O ambiente já é considerado um santuário desde 2019 (Foto: Unsplash / Sidekix Media / CreativeCommons)

Quantas vezes passamos por um dia estressante e pensamos “só queria um bom banho para poder relaxar”? Segundo um estudo feito pela Universidade de Freiburg, na Alemanha, um banho quente pode aliviar a ansiedade, o estresse e até mesmo o cansaço. Isso ocorre porque o aumento da temperatura corporal é capaz de reajustar o ciclo biológico em pessoas com ansiedade e ajudam a aliviar os sintomas.

É possível tornar o banheiro um ambiente ainda mais relaxante, tornando o momento do banho um verdadeiro ponto de paz. Conversamos com o técnico Érico Miguel, da marca Ideia Glass e a gerente de contas da WGSN, Liliah Angelini, para transformar o cômodo.PUBLICIDADE

Cores, aromas, luz e música podem potencializar ainda mais a sensação de relaxamento (Foto: Pexels / Terry Magallanes / CreativeCommons)
Cores, aromas, luz e música podem potencializar ainda mais a sensação de relaxamento (Foto: Pexels / Terry Magallanes / CreativeCommons)

Liliah explica que desde o início de 2019, o banheiro já é considerado um local de privacidade e santuário, mas que com a chegada da pandemia, isso se intensificou. “O banheiro pode ser o único cômodo da casa onde os moradores podem ficar realmente sozinhos e separados do resto da família, ou seja, dos filhos. É um conceito que, certamente, permanecerá”, comenta.

Érico completa: “além de permitir ficar totalmente a sós, o cômodo ainda proporciona relaxamento para mente e o corpo, seja por meio do banho ou de itens voltados para o autocuidado, escolhidos na hora de decorar o ambiente.”

O profissional explica que a decoração pode ajudar a proporcionar maior bem-estar no cômodo, por exemplo, com acabamentos em cores claras, luzes amarelas e tons coloridos em ferragens – potencializando o poder da cromoterapia.

Para tornar o ambiente um santuário, siga dicas de cor, iluminação e aromas! (Foto: Pexels / Ksenia Chernaya / CreativeCommons)
Para tornar o ambiente um santuário, siga dicas de cor, iluminação e aromas! (Foto: Pexels / Ksenia Chernaya / CreativeCommons)

Liliah complementa: “agora que o lar é protagonista nas nossas vidas, o design e a decoração de interiores ganham forte influência e assumem um papel importante em relação ao bem-estar.”

Para deixar o banheiro ainda mais relaxante e torná-lo um santuário, confira as dicas abaixo!

1. Luzes

iluminação tem o poder de proporcionar aconchego no ambiente, de acordo com a tonalidade. A amarelada cumpre bem essa função, enquanto a branca suaviza o cômodo, sem remeter a tranquilidade.

É importante avaliar a intensidade da iluminação. A dica de Érico é deixar apenas uma luz acesa, e preferencialmente a mais fraca – normalmente, são as que estão acima do espelho da pia. Para quem não tem muitas opções de iluminação no cômodo, luminárias podem ser uma boa saída.

2. Cores

As cores tem capacidade de mudar e melhorar nosso humor, por meio da cromoterapia. Usar diversas tonalidades no ambiente, pode ser uma aposta para melhorar o bem-estar físico e mental.

As tonalidades podem ser exploradas em ferragens, texturas e até mesmo objetos de decoração. O dourado, por exemplo, reflete a luz do ambiente e consegue criar uma sensação de tranquilidade.

3. Aromas

aromaterapia também pode ser crucial na hora do banho e combater a insônia, estresse e ansiedade. Sabonetes e difusores aromatizados podem ser uma boa aposta. Velas também podem conferir o bom cheiro no local.https://15abc9f291ca468ff2827df1ba29fc99.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-37/html/container.html

4. Música

Algumas músicas já tem o poder de relaxar as pessoas, mas na hora do banho, podem potencializar esse sentimento. Gêneros mais calmos e playlists próprias, até mesmo com sons da natureza e instrumentais podem conferir relaxamento.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.