R.E.A.D. & Architects apresentam o ‘symbiotic house’ com telhado de concreto inclinado em Karuizawa, Japão

All images by Masaya Yoshimura, copist
drawing by r.e.a.d. & architects

‘Symbiotic House’ by R.E.A.D. & Architects é uma villa residencial minimal na área de Minami-Karuizawa, em Nagano, no Japão, projetada para a nova vida de um casal após a aposentadoria. Situado numa extensa área de terreno, o empreendimento é composto por dois edifícios, um para os proprietários e outro para os hóspedes, com duas coberturas inclinadas de betão que se harmonizam com as montanhas circundantes. os dois edifícios estão ligados por corredor, enquanto todos os espaços habitacionais são rodeados por uma rica paisagem de jardins sazonais, que se podem ver pelas grandes janelas dos quartos.

exterior view of the two buildings of 'symbiotic house' by r.e.a.d. & architects

‘O que é uma vida após a aposentadoria na “vida de 100 anos” ?, pergunta R.E.A.D. & Architects ‘Inspirando-nos no antigo modo de vida japonês da “simbiose”, pensamos numa casa que se aconchegue à vida do casal.’ Localizada numa esquina rodeada de abetos com vista para o monte asama, o projecto utiliza o ambiente circundante exclusivo para Karuizawa. Seus dois edifícios estão dispostos ao longo da forma alongada do local: o ‘edifício principal’, onde o casal mora; e a ‘ala de hóspedes’, onde os hóspedes são convidados a ficar durante a sua visita. Um corredor revestido de vidro do chão ao teto conecta os dois edifícios enquanto oferece vista para os jardins sazonais que circundam a propriedade.

Os dois edifícios são cobertos por telhados inclinados de concreto que se harmonizam com as montanhas circundantes, enquanto a mesma forma e material também podem ser encontrados no teto dentro da casa. O interior é caracterizado por quartos espaçosos com tetos altos, que permitem ao casal manter “um senso adequado de distância”, como R.E.A.D. & Architects explicam. Materiais naturais que irão se misturar com a paisagem circundante ao longo dos anos foram usados ​​ao longo do projeto, enquanto todo o hardware é feito à mão por artesãos. ‘É um ambiente que permite que sintam que você está convivendo com a natureza e com a passagem do tempo em seu dia a dia’, conclui o estúdio de arquitetura japonesa.

r.e.a.d. & architects tops 'symbiotic house' with sloping concrete roof in karuizawa, japan

project info:

name: symbiotic house for life after retirement in karuizawa

architect: r.e.a.d. & architects

location: nagano, japan

total floor area: 227 sqm

structural engineer: TS structural design (taketo sato)

MEP engineer: chiku engineering consultants

gardener: nishimura garden craft (naoki nishimura)

contractor: manufacture & atelier ichikawasofia lekka angelopoulou I designboom

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.