BBC pede desculpas a irmão de Diana por conduta de jornalista em entrevista polêmica, diz The New York Post

Martin Bashir mostrou extratos bancários falsos para Charles Spencer, alimentando rumores de que ex-segurança era pago para espioná-la

Diana em entrevista ao programa Panorama, em 1995 Foto: Getty

São tantas as polêmicas em torno da bombástica entrevista da princesa Diana ao programa “Panorama”, da BBC, em que contou detalhes sobre as traições de Charles, que a rede de TV resolveu se pronunciar. E não só: pediu desculpas ao irmão de Diana pelo fato de o jornalista Martin Bashir ter mostrado extratos bancários falsos para Charles Spencer. Isso teria alimentado rumores de que um ex-segurança era pago para espioná-la, e assim ajudado a convencê-la a dar a entrevista.

Segundo o jornal “The New York Post”, Tim Davie, diretor-geral da rede, escreveu para Charles desculpando-se pela forma como tudo foi conduzido à época.

“Sugerir que os documentos falsos eram genuínos estava errado na época e está errado agora. A BBC de hoje tem o prazer de se desculpar por isso. Os processos editoriais da BBC são agora ainda mais difíceis e isso não aconteceria hoje ”, disse um comunicado de um porta-voz da BBC enviado ao The Post no mês passado. “Os registros da BBC dizem que a princesa de Gales disse que não tinha visto os documentos simulados e que eles não tiveram nenhum papel em sua decisão de participar da entrevista.”

Na última segunda-feira, o irmão de Diana escreveu um artigo no “Daily Mail” dizendo também que o Bashir fomentou boatos sobre um suposto caso do príncipe Charles com a babá de seus filhos para convencer a princesa. Ele teria prometido dar informações sobre affair, caso ela topasse falar com exclusividade para a TV.

Bashir não se pronunciou sobre as acusações porque, segundo a TV, ele está passandopor graves problemas de saúde.

A entrevista

Realizada em 1995 no Kensington Palace, a conversa de Diana com Bashir teve recorde de audiência, totalizando 23 milhões de pessoas sintonizadas no canal. No programa, a princesa falou a famosa frase “Havia três pessoas nesse casamento”, referindo-se a Camilla Parker-Bowles, amante do príncipe Charles na época.

No programa, ela ainda falou sobre a bulimia, uma “doença secreta” que sofria há anos.

“Bulimia desenfreada e apenas uma sensação de não ser boa em nada. Era um sintoma do que estava acontecendo no meu casamento. Estava gritando por ajuda, mas dava os sinais errados, e as pessoas estavam usando minha bulimia como um casaco no cabide. Eles decidiram que era esse o problema: ‘Diana era instável’. A causa foi a situação em que meu marido e eu tínhamos que manter porque não queríamos decepcionar o público e, ainda assim, obviamente havia muita ansiedade acontecendo dentro das nossas quatro paredes.”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.