App NightWare para Apple Watch ajuda usuários com estresse pós-traumático

Sabemos que o Apple Watch é um belo aliado do usuário no monitoramento da sua saúde e do seu bem-estar, e que novos recursos a cada ano vão preenchendo ainda mais cada lacuna dessa sua vocação. Na área da saúde mental, entretanto, o reloginho ainda tem muito a evoluir — já ouvimos rumores sobre recursos do tipo chegando ao dispositivo, mas nada se concretizou até o momento.

Por essas e outras, o aplicativo NightWare é significativo. Recentemente aprovado pela FDA (Food and Drug Administration, a “Anvisa dos EUA”) o app é um monitor de sono com vocação muito especial: ajudar a tratar pesadelos em pacientes que sofrem de Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT — ou, no inglês, PTSD).

Para tal, o aplicativo usa os sensores do relógio (movimento, frequência cardíaca, sons) para detectar quando o usuário está tendo um pesadelo durante o sono; ao registrar uma ocorrência do tipo, o aplicativo faz o dispositivo vibrar de uma forma que aquele ciclo de sono seja interrompido sem acordar o paciente por completo — cessando, portanto, o pesadelo e permitindo que a pessoa continue a dormir.

O NightWare não é pensado para ser utilizado sozinho: seus criadores desenvolveram o app para que ele seja empregado como parte maior de um tratamento, junto a uma terapia especializada e, se necessário, medicamentos. Até por isso, não é possível simplesmente baixar o aplicativo e começar a usá-lo — é preciso uma prescrição médica para tal.

A aprovação da FDA veio após um teste indicando que a qualidade do sono dos usuários pode melhorar com o aplicativo e que seu uso é de baixo risco. Ou seja, fica a torcida para que a ideia vá em frente e seja disponibilizada em mais países — a saúde mental dos usuários agradece bastante.

Você pode obter mais informações sobre o NightWare no seu site oficial. [MacMagazine]

VIA ENGADGET

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.