‘The undoing’, da HBO: um exemplo de como TV e internet se alimentam

PATRÍCIA KOGUT

Nicole Kidman e Noah Jupe como Grace e Henry em ‘The undoing’, da HBO (Foto: Niko Tavernise/HBO)

Certas séries mal estreiam e viram assunto de todas as rodas de conversa virtuais. Está acontecendo agora com “The crown” (Netflix) e com “The undoing” (HBO). Esse interesse também se nota nas nossas redes. Muitos seguidores do @colunapatriciakogut (no Instagram) vêm comentando sobre ambas. Está todo mundo ansioso para conferir o último episódio da produção estrelada por Nicole Kidman e Hugh Grant. Essa conexão entre a TV e a internet faz pensar.

“The crown” foi lançada pela Netflix de uma só vez. Essa estratégia é um convite ao binge watching, aquela prática de assistir a uma temporada sem parar. O formato chegou com o streaming e mudou o comportamento do usuário. Até um neologismo se popularizou por causa dele: maratonar.

Com “The undoing” é diferente. Os episódios inéditos saem aos domingos na TV e no aplicativo da HBO (e dias depois no Now). É a boa e velha dinâmica da serialização. Quem perde a exibição acaba ficando de fora da conversa que começa a esquentar nas redes pouco antes das 23h, quando o capítulo começa. É no Twitter e no Instagram que se multiplicam as teorias sobre o “quem matou?”.

Esta semana, a HBO lançou nas suas redes uma chamada em que Hugh Grant convoca para o episódio final: “É hora de conhecer a verdade”, diz ele. Fez o maior sucesso. Guardadas as devidas proporções, “Game of Thrones”, também semanal, tinha esse efeito. Reunia uma multidão aos domingos, quando ia ao ar inédita, só para comentar. São mostras de que a televisão e a internet são capazes de um casamento harmônico.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.