O escritório de arquitetura Workplace projetou recentemente um novo espaço de escritório para a empresa bancária Nordea em Varsóvia, Polônia.

“Os arquitetos propuseram fundir os dois últimos andares de um edifício recém-construído em um único espaço de dois andares e construir uma escada interna conectando os três andares de todo o escritório. Essas modificações construtivas integraram o espaço. Além disso, melhora o fluxo de comunicação e diminui o tempo de reação a erros do sistema.
Uma visão coerente de um escritório é inspirada em temas futuristas. A cenografia é uma narração referente ao caráter sigiloso do local. A decoração cósmica evoca cenas da Odisséia no Espaço de Kubrick e das produções de ficção científica de Hollywood. As formas geométricas e cores monocromáticas são enfatizadas por cenários de iluminação programados – uma parte integrante do design. Combinado com os sistemas de vegetação em todos os quartos, cria um ecossistema de trabalho único.
O projeto é detalhado a partir de escrivaninhas especialmente projetadas, mesas com vegetação e construções de AV móveis, até cenários de iluminação programados, animações e gráficos exibidos em enormes paredes de vídeo, além de uma marca espacial personalizada e wayfinding.
Você entra no escritório através da eclusa de ar de controle de segurança especial. Então, vemos a escada – o coração da Horizon. Possui espelhos infinitos em ambos os lados e se assemelha a um túnel do espaço-tempo. Os degraus se iluminam sob nossos pés. Descendo, podemos tocar a parede verde visível ao longo de toda a escada. O principal espaço de trabalho é um auditório de dois andares com uma grande parede de vídeo. Para garantir a segurança dos dados exibidos na tela grande, as paredes foram projetadas em policarbonato celular que embaça a imagem e é permeável à luz.
A equipe de gerentes supervisiona o trabalho da ponte de capitães. No caso de algum risco de erro, eles podem alertar os controladores mudando a cor de todo o sistema de iluminação interior para vermelho. O principal espaço comum é uma cozinha ligada a uma cantina. O elemento central deste espaço é um viveiro de vidro com espécies de plantas tropicais, rodeado por instalações florais. Ao lado dela, há cápsulas para dormir com camas de casal. A parte principal do centro é o The Experience Hub, um espaço de experiência interativa com audiovisual programado. É um espaço fechado que apresenta as possibilidades tecnológicas do espaço, onde o design garante experiências multissensoriais. Entrar na sala aciona uma sequência de apresentação interativa, levando você a uma viagem astral. A arquitetura e os efeitos audiovisuais se misturam e se fundem, e o espaço parece ser uma criatura viva ”, diz Workplace.
- Location: Warsaw, Poland
- Date completed: 2020
- Size: 26,909 square feet
- Design: Workplace
- Photos: Adam Grzesik
















