Elon Musk se muda para o Texas e critica a Califórnia: ‘Acomodada’

Na nova casa, bilionário estará mais perto dos principais projetos da Tesla e da SpaceX
Bloomberg

O fundador da SpaceX e diretor executivo da Tesla, Elon Musk

NOVA YORK – Elon Musk se mudou para o Texas para se concentrar em duas prioridades para suas companhias: o novo veículo espacial da SpaceX, Starship; e a nova Gigafactory da Tesla, que está sendo construída em Austin.

Também existem implicações fiscais importantes para Musk, que recentemente se tornou a segunda pessoa mais rica do mundo. O Texas não cobra imposto de renda pessoal, enquanto a Califórnia impõe as maiores taxas sobre as rendas pessoais dos EUA a seus moradores mais ricos.

— Eu me mudei para o Texas — afirmou o bilionário nesta quarta-feira, em uma entrevista ao vivo para o Wall Street Journal, sem especificar onde nem se comprou uma propriedade. Ele também mudou sua fundação pessoal para Austin.

Musk, de 49 anos, morou na área de Los Angeles, onde a SpaceX está sediada, por duas décadas. A Tesla fica em Palo Alto, na Califórnia, com uma fábrica de carros elétricos instalada em Fremont, na costa da Baía de São Francisco.

Na entrevista, Musk criticou a Califórnia, dizendo que o estado se tornou complacente com seu status de gigante econômico e, por isso, menos atraente para ele.

— Se um time está ganhando há muito tempo, ele tende a ficar um pouco acomodado, um pouco arrogante, e não vence mais o campeonato — comparou Musk. — A Califórnia está vencendo há muito tempo.

A Baía de São Francisco, que abriga as sedes de algumas das maiores empresas de tecnologia do mundo, incluindo a Apple e a Alphabet, controladora do Google, foi muito afetada pela pandemia. Os funcionários foram para o trabalho remoto, e muitos acabaram se mudando da região, que tem custo de vida elevado.

— O Vale do Silício, ou a área da Baía de São Francisco, tem muita influência no mundo, na minha opinião — afirmou Musk. — A Baía de São Francisco tem uma influência descomunal no mundo.

A SpaceX testa motores de foguetes em McGregor, no Texas, e está construindo sua nova espaçonave, a Starship, em Boca Chica, também no Texas, perto da fronteira com o México. A Tesla está construindo uma nova fábrica em Austin, e expandindo suas operações globais com uma fábrica inaugurada ano passado em Xangai, na China, e com outra sendo instalada em Berlim, na Alemanha.

Musk viaja frequentemente entre a Califórnia, Austin e Boca Chica a bordo de seu jato privado Gulfstream G650, além de embarcar em viagens internacionais frequentes para a Alemanha e para a China.

A relação de Musk com a Califórnia começou a azedar durante a primeira onda da pandemia de coronavírus. Quando o Condado de Alameda exigiu a paralisação da fábrica da Tesla em Fremont, Musk desafiou as autoridades sanitárias atrasando o fechamento e adiantando a reabertura. Em reunião com investidores, classificou as regras como “fascistas”.

Ele abriu um processo contra o condado e ameaçou transferir a sede da Tesla para o Texas ou para Nevada. No mês passado, Musk revelou pelo Twitter que foi infectado pelo coronavírus.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.