A empresa bancária Nordea procurou o estúdio de arquitetura e design de interiores Workplace para projetar seu novo escritório em Gdynia, na Polônia.
“Entre os tópicos populares hoje estão o design ecológico e a minimização da pegada de carbono. Não houve exemplos de como aplicar essas práticas em uma escala comercial maior. Os arquitetos decidiram abrir caminho para um design amigo do ambiente e criar um espaço de trabalho que cumprisse esta abordagem. Foi assim que começou a história do Nordea Less Waste Office. Nordea é uma empresa que se preocupa com a responsabilidade ambiental e aceitou os riscos por trás de uma forma inovadora de reduzir o desperdício no design de escritórios. A ideia de menos desperdício visa fortalecer a identificação do funcionário com os valores da empresa, abordando de forma consciente a questão da proteção ambiental.
Este é um escritório que demonstra que é possível incorporar o desenvolvimento sustentável na concepção de espaços de trabalho. Um design benéfico para tudo e todos – meio ambiente, pessoas e negócios. O Less Waste Office tem 1.100 m² de área, onde aproximadamente 80% dos elementos internos são reciclados, reutilizados e ecológicos. O que esse número significa exatamente?
A maioria dos sistemas elétricos e de ventilação foram reformados e reinstalados. Foram recolhidos tectos não utilizados, painéis acústicos e tapetes dos armazéns dos fabricantes. Móveis, luminárias e elementos decorativos encontrados nas comissões e portais de publicidade foram reformados. Os vasos usados e as plantas mais velhas receberam uma “segunda vida”. Usaram tijolos reciclados, tintas ecológicas, decorações com folhas biodegradáveis e cortiça natural nas paredes. Foram utilizados produtos ecológicos e recicláveis: tapetes sem primers betuminosos nocivos, tampos de mesa feitos de embalagens de plástico reciclado da Smile Plastics, cadeiras de conferência feitas de plástico PET ou alumínio reciclado.
E os 20% de novos elementos de interior? São compostos principalmente por elementos utilizados nos espaços de trabalho individuais, incluindo secretárias e cadeiras – os móveis mais utilizados no escritório. Isso é determinado pela ergonomia – cuidar da saúde dos funcionários significa que eles precisam ser bons. Os padrões de Nordea pressupõem que os móveis devem ser igualmente funcionais e capazes de garantir o conforto no trabalho.
A criação do conceito foi o resultado de um processo de design atípico, semelhante ao patchworking. Os designers escolhem e “costuram” os materiais juntos para criar um design exclusivo. Ao mesmo tempo, procuravam móveis em depósitos, lojas de encomendas e em sites de publicidade. O estilo assim criado foi finalizado com soluções ecológicas de nicho.
A estética já familiar para o cliente foi mantida, como era usada em seus projetos anteriores. É um estilo escandinavo mais acolhedor, com uma variedade de cores, móveis, materiais e elementos decorativos. O resultado desencadeia emoções ligadas a uma casa aconchegante, retiro ou café favorito, onde os objetos carregam uma carga emocional e não são impessoais. Matérias-primas como tijolo, argila e até plantas complementam essa ideia e criam uma vibração próxima à natureza. ”
- Location: Gdynia, Poland
- Date completed: 2020
- Size: 11,840 square feet
- Design: Workplace
- Photos: Adam Grzesik