Apartamento dos anos 50, no Leblon, ganha acessibilidade para atender às necessidades de moradora com mobilidade reduzida
POR RAFAEL BELÉM | FOTOS MCA ESTÚDIO

Com 90 m², este apartamento dos anos 50 no Leblon, RJ, tem uma história interessante. O local ganhou mais acessibilidade na reforma, comandada pelo arquiteto Nilton Montarroyos, para acomodar a nova moradora. A proprietária viu no imóvel a chance de trazer sua mãe, uma professora aposentada com mobilidade reduzida, para mais perto e poder cuidar da sua saúde.
Após a aquisição, no entanto, foi necessário realizar uma remodelação no imóvel e na distribuição dos cômodos, adaptando a estrutura para atender às necessidades da nova moradora. A decoração e a escolha de todo o mobiliário foram feitas do zero. Além das alterações na planta do imóvel, outros parâmetros foram considerados para atender à acessibilidade do projeto, como liberar as áreas de circulação e alterar as medidas das portas, permitindo a livre passagem da cadeira de rodas ou do andador.
No décor, Nilton optou por tapetes de menor espessura e fixados ao piso e evitou peças como mesas de centro para não criar obstáculos. Na área social, destacam-se elementos na cor preta e o piso de madeira, que traz sensação de conforto. Já na mesa de jantar, a cabeceira é livre para o encaixe da cadeira de rodas.


