Cópia do iOS é considerada legal, e Corellium vence disputa contra Apple

Ao longo do último ano, a disputa judicial da Apple contra a Corellium foi uma das principais para o departamento jurídico de Cupertino.

Para quem não está muito a par da história, a firma de segurança criou uma cópia não-autorizada do iOS, que por algum tempo foi utilizada por pesquisadores e hackers para descobrir falhas e vulnerabilidades no sistema sem a supervisão da Maçã. A Apple, então, entrou com um processo contra a firma.

Pois hoje, depois de mais de um ano de idas e vindas judiciais, a surpresa: a Corellium ganhou a primeira disputa judicial contra a Maçã. Segundo o Washington Post, um juiz da Flórida considerou que a firma usa o iOS dentro dos termos de fair use da lei dos Estados Unidos — e não infringe, portanto, os direitos autorais da Apple.

Em sua argumentação, a Apple afirmou que os produtos da Corellium poderiam representar uma ameaça de segurança ao iOS e aos seus usuários caso caíssem nas mãos erradas, já que, assim como pesquisadores de segurança, crackers e outros malfeitores poderiam utilizar as soluções da empresa para encontrar falhas e vulnerabilidades no sistema. A Maçã afirmou, também, que a Corellium não fazia distinção entre os seus clientes, vendendo seus produtos a partes de todos os lados da lei.

O juiz Smith, entretanto, considerou essas acusações improcedentes. A guerra judicial ainda não terminou, entretanto: a Maçã afirmou que a Corellium burlou as medidas de segurança da empresa e violou a DMCA (Lei dos Direitos Autorais do Milênio Digital), lei dos EUA relacionada a produtos eletrônicos e a internet. Neste caso, a justiça ainda não emitiu uma decisão sobre as acusações da Apple.

O fato é que só essa primeira vitória da Corellium já é um indicativo de que as coisas podem não ser tão fáceis para a Maçã daqui para a frente — nem neste caso, nem em outros. O desenvolvedor Steve Troughton-Smith opinou algo do tipo:

Vamos, portanto, acompanhar essa história — certamente, essa é só a conclusão do primeiro capítulo dessa novela. [MacMagazine]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.