Tim Cook comenta censura e igualdade em nova entrevista

O CEO da Apple, Tim Cookconversou ontem com o apresentador Chris Wallace, da Fox News, para discutir a remoção do Parler da App Store, moderação de conteúdo, projetos sociais, entre outros.

Vale notar que alguns assuntos tratados na entrevista mais recente também foram abordados pelo programa CBS This Morningcuja entrevista com Cook foi divulgada na semana passada.

Parler

Como já ventilado anteriormente, Cook disse que o app Parler poderia retornar à App Store assim que começasse a seguir as regras da Apple. Durante sua entrevista de ontem, ele reiterou o mesmo ponto.

O executivo também foi questionado se a Apple (bem como a indústria de tecnologia como um todo) está restringindo a liberdade de expressão; Cook negou dizendo que a App Store é uma plataforma “privada com regras próprias”:

Obviamente não controlamos o que está na internet, mas nunca vimos que nossa plataforma deveria ser uma simples replicação da Internet. Temos regras e regulamentos e apenas pedimos que as pessoas os cumpram.

Posteriormente, o executivo disse que as grandes empresas de tecnologia “não são monolíticas” e que havia muitas empresas fazendo muitas coisas diferentes — enfatizando que a Apple está “sempre tentando fazer a coisa certa”.

Projetos sociais

Cook também abordou os novos projetos da Iniciativa sobre Equidade e Justiça Racial (Racial Equity and Justice Initiative, ou REJI). Especificamente, ele falou sobre o que inspirou a Apple a iniciar o programa e continuá-lo em 2021.

No ano passado, com o assassinato de George Floyd, isso trouxe uma urgência para essa questão [da igualdade racial]. Estamos entusiasmados em poder fazer a nossa parte aqui e esperamos que mais pessoas sigam essa causa.

Cook disse que “não poderia estar mais animado” com o potencial do projeto para fornecer oportunidades para a comunidade parda e negra e lembrou de momentos na sua trajetória em que a desigualdade racial se mostrava mais presente:

Lembro-me de períodos de tempo em que, quer você estivesse no colégio, na faculdade ou depois, você olhava em volta e só havia brancos, quer fosse uma faculdade, uma universidade, uma pós-graduação ou algo assim. Não parece certo.

“Apple Car”

Enquanto comentavam os avanços tecnológicos da Apple, o entrevistador fez uma pergunta sobre o famigerado “Apple Car” — e Cook, é claro, tentou desviar da pergunta:

Não posso comentar rumores e assim por diante.

O jornalista, então, retrucou dizendo que, na verdade, Cook “poderia comentar o assunto”, mas que “escolhe não fazê-lo” — afinal, ele é o chefe. O executivo treplicou:

Você está certo. Eu escolho não fazer. Touché.

Embora Cook não tenha afirmado nada, ele também não negou — mas só nos resta aguardar por mais rumores para saber como anda o desenvolvimento do aguardado veículo da Maçã.

VIA 9TO5MAC

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.