Confira a participação da poetisa Amanda Gorman na posse de Joe Biden e Kamala Harris

A poeta americana Amanda Gorman, de 22 anos, lê um poema durante cerimônia de posse de Joe Biden como novo presidente dos Estados Unidos, no Capitólio, em Washington Foto: POOL / REUTERS

Lady Gaga e Jennifer Lopez se apresentaram na posse do presidente eleito dos Estados UnidosJoe Biden, neste dia 20, em Washington. Mas uma jovem ainda desconhecida do grande público roubou a cena. Aos 22 anos, a poeta Amanda Gorman leu o poema de sua autoria na cerimônia, “The hill we climb” (“A montanha que escalamos”, em tradução livre).

Alguns dos versos mais emocionantes do poema de Amanda são:

“Pois sempre há luz, se apenas formos corajosos o suficiente para vê-la, se apenas formos corajosos o suficiente para sê-la”;

“Ser americano é mais do que um orgulho que herdamos. É o passado para o qual entramos e como o consertamos”

“A Democracia pode ser temporariamente postergada, mas não pode ser permanentemente derrotada”.

Amanda, ainda desconhecida do grande público, leu um poema de sua autoria na cerimônia, intitulado “The hill we climb” (“A montanha que escalamos”, em tradução livre Foto: POOL / REUTERS

Quem é Amanda

Ela encorpa o time de outros cinco autores que se apresentaram em posses presidenciais (todas de eleitos democratas), como os consagrados Robert Frost (da posse de John F. Kennedy em 1961) e Maya Angelou (da posse de Bill Clinton em 1993).

Nascida em Los Angeles, Califórnia, e formada pela Universidade de Harvard, Gorman foi escolhida pela futura primeira-dama, Jill Biden, e definiu a oportunidade como uma “honra” em seu Instagram (ela tem cerca de 50 mil seguidores).

Sua trajetória é marcada pelo ativismo, focando em questões como diáspora africana, feminismo, raça e marginalização. O seu poema “In the Eye Of” (No olho do), de 2018, evoca o poder destrutivo dos furacões e foi incluído em uma antologia de arte dedicada à sustentabilidade. Gorman já declarou que quer se candidatar a presidência dos EUA em 2036.

A autora já alcançou alguns feitos em sua curta carreira. Em 2017, foi mais jovem poeta a abrir a temporada literária da Library of Congress (a biblioteca nacional americana), teve um poema seu adquirido pela Morgan Library and Museum de Nova York, e assinou um contrato com a Viking Press (selo da Penguin Random House) para publicar um livro infantil. Ah, e também já leu um poema seu na MTV.

A poeta contou em entrevistas que recebeu o convite para a posse em dezembro. Ela escreveu especialmente para a cerimônia o poema “The hill we climb” (A montanha que escalamos, em tradução livre), inspirado na traumática invasão ao capitólio por extremistas apoiadores de Donald Trump, no último dia 6.

“Aquele dia me deu uma segunda onda de energia para terminar o poema”, disse Gorman em entrevista à rede de TV americana ABC. “O poema não é cego. Não vira as costas para as evidências de discórdia e divisão”.

Na mesma entrevista, a poeta disse que não recebeu orientações específicas em relação ao conteúdo do poema, mas foi aconselhada a enfatizar o espírito do união do país e não “falar mal” de outros políticos (como o presidente Donald Trump).

Além de Amanda, estiveram na cerimônia de posse Lady Gaga, cantando o hino americano, e Jennifer Lopez, que gritou em espanhol, no meio da música “This land is your land”: Uma nação com liberdade e justiça para todos!”.

Para o evento virtual de posse estão confirmados Tom Hanks, Justin Timberlake, New Radicals e Foo Fighters.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.