John Ternus é o novo VP sênior de engenharia de hardware da Apple

Dan Riccio passará a cuidar de “um novo projeto”

John Ternus

A Apple acaba de anunciar que está promovendo John Ternus a vice-presidente sênior de engenharia de hardware, assumindo o cargo até agora ocupado por Dan Riccio.

Riccio, segundo o comunicado para a imprensa, passará a se dedicar a “um novo projeto” na Apple e responderá diretamente ao CEO1, Tim Cook (algo me diz que isso tem a ver com o “Apple Car” ou, talvez ainda mais provável, com o “Apple Glass”…).

Dan Riccio

Ternus entrou na Apple como membro do time de design em 2001 e, em 2013, se tornou vice-presidente de engenharia de hardware. Ele já fez aparições em várias keynotes importantes da companhia. Já Riccio está na empresa desde 1998, também começando pelo time de design; em 2010 ele se tornou VP de engenharia de hardware do iPad e, em 2012, entrou para o time executivo.

“Cada inovação que Dan ajudou a Apple a trazer à vida nos tornou uma empresa melhor e mais inovadora, e estamos entusiasmados por ele continuar a fazer parte da equipe”, disse Cook. “O profundo conhecimento e a ampla experiência de John o tornam um líder ousado e visionário de nossas equipes de Engenharia de Hardware. Quero parabenizá-los por essas novas etapas empolgantes e estou ansioso por muitas outras inovações que eles ajudarão a trazer para o mundo.”

“Trabalhar na Apple tem sido a oportunidade de uma vida, dedicada a fazer os melhores produtos do mundo com as pessoas mais talentosas que você possa imaginar”, disse Riccio. “Após 23 anos liderando nossas equipes de Design de Produto ou Engenharia de Hardware — culminando com nosso maior e mais ambicioso ano de produtos de todos os tempos —, é o momento certo para uma mudança. A seguir, estou ansioso para fazer o que eu mais amo — concentrar todo o meu tempo e energia na Apple na criação de algo novo e maravilhoso com o qual eu não poderia estar mais animado.”

Saindo do time executivo, Riccio ainda ocupará um cargo de “vice-presidente de engenharia”, mas claramente este é o início da sua aposentadoria. Ele trabalhará no tal “novo projeto”, provavelmente com bem menos responsabilidades e afazeres do que antes.

Ainda que mais jovem, Ternus já acumula quase 20 anos na Apple e esteve envolvido no desenvolvimento de todas as gerações de iPads e AirPods, e foi quem liderou o time de hardware responsável pela linha iPhone 12, bem como atuou como um dos líderes da transição de Macs para o Apple Silicon. [MacMagazine]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.