A reestreia da irresistível ‘Dix pour cent’

PATRÍCIA KOGUT

Camille Cottin e Fanny Sidney na quarta temporada de ‘Dix pour cent’, no ar na Netflix (Foto: Christophe Brachet-FTV/Mon Voisin Productions/Mother Production)

Quem achava que o “jeitinho” é uma prerrogativa brasileira pode rever conceitos depois de conferir “Dix pour cent”. A irresistível comédia francesa está de volta na Netflix. Na quarta temporada, reencontramos as mesmas adoráveis figuras no cenário da agência ou naquelas locações parisienses que fazem sonhar. E a estrutura dos roteiros segue intocada. Há sempre uma situação impossível envolvendo uma estrela temperamental. E ela é invariavelmente superada com estratagemas inventados de improviso pelos personagens. Diferentemente do que acontece nas mais audazes séries americanas, para a felicidade do público, não mataram um protagonista nem mexeram na fórmula da dramaturgia.

A cada capítulo, um ator famoso faz uma participação. Isso também continua igual. Desta vez, os mais conhecidos são a americana Sigourney Weaver e o francês Jean Reno (nos dois últimos episódios, ainda não cheguei lá). Na estreia, Charlotte Gainsbourg diverte como uma atriz escalada para um filme ruim. Como é amiga de infância do diretor, “uma pessoa muito sensível”, não sabe como se desvencilhar da enrascada. Sua agente, Andréa (Camille Cottin), inventa saídas. Em outro capítulo, Sandrine Kiberlain faz uma especialista em dramas que quer tentar o stand up comedy. Como não leva o menor jeito para a comédia, dá tudo errado. Por aí vai. Paralelamente a essas aventuras mais breves, seguimos os conflitos que atravessam tudo: a agência está em péssimo momento, recompondo seu elenco; e Andréa lida com dilemas da maternidade.

“Dix pour cent” é imperdível.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.