Karine Teles, atriz sublime numa personagem irresistível em nova série ‘Os últimos dias de Gilda’do Canal Brasil

PATRÍCIA KOGUT 

Além de dona de um talento imenso, Karine Teles também é pé-quente. Original do Canal Brasil estrelado por ela, “Os últimos dias de Gilda” foi a primeira produção brasileira selecionada para a Berlinale Series (mostra paralela do Festival de Berlim). Os quatro episódios estão abertos para não assinantes no Globoplay. Vale conferir.

Gustavo Pizzi dirige esse enredo, que retrata o cotidiano de Gilda. Ela lembra figuras do cinema e da literatura. É algo felliniana: acima do peso e sexualmente muito livre. O ambiente onde circula lembra o dos romances de Nelson Rodrigues, uma vila suburbana aparentemente “de família”, mas cuja vizinhança é marcada pela hipocrisia. Finalmente, tem um pouco de Dona Flor: seus dotes na cozinha a tornam ainda mais sedutora.

Acompanhamos sua rotina enquanto esquarteja frangos e porcos, que vende para o próprio sustento. Ela saboreia quitutes, frequenta o candomblé, toma cerveja e namora muito. Gilda segue seus próprios mandamentos morais e se opõe ao conservadorismo à sua volta. Por isso, entra em conflito com o candidato a vereador Ismael (Higor Campagnaro) e com a mulher dele, Cacilda (Julia Stockler), que usam a religião evangélica como argumento de campanha política.

O elenco é todo muito bom e a fotografia, competente. O roteiro vai envolvendo o espectador aos poucos, mas chega lá. Porém, a força central de “Os últimos dias de Gilda” é Karine. Seu trabalho impressiona. Poucas atrizes dominam a cena com tanta técnica sem comprometer minimamente a emoção. Te prepara, Berlim.

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