Globo de Ouro: Quem são as diretoras Regina King, Chloé Zhao e Emerald Fennel que quebraram o jejum da premiação e fizeram história

Regina King, Chloé Zhao e Emerald Fennel podem levar o prêmio que só foi disputado por outras 5 mulheres em 78 anos
MARIE CLAIRE

Emerald Fennell, Regina King, Chloé Zhao

O Globo de Ouro finalmente reconheceu o talento das mulheres cineastas. Pela primeira vez em 78 anos de história, a categoria será disputada por três mulheres e dois homens.

Concorrem Regina King por Uma Noite em Miami, Chloé Zhao por Nomadland e Emerald Fennel por Bela Vingança. Elas disputam com Aaron Sorkin por Os 7 de Chicago e David Fincher por Mank.

A presença feminina sempre foi quase inexistente na categoria. Desde a indicação de Ava DuVernay, em 2015, pelo filme Selma, nenhuma mulher disputou o prêmio – foram cinco anos de jejum.

Se uma das atuais concorrentes sair vencedora, ela quebrará um jejum ainda maior: a única diretora a vencer um Globo de Ouro foi Barbra Streisand, por Yentl, em 1984, 37 anos atrás.
Apenas outras três mulheres também apareceram na categoria ao longo do tempo: Jane Campion (O Piano, 1993), Sofia Coppola (Encontros e Desencontros, 2003) e Kathryn Bigelow (Guerra ao Terror, 2008 e A Hora mais Escura, 2012).

Quem são as diretoras indicadas ao Globo de Ouro 2021

Regina King estreia na função, dirigindo Uma Noite em Miami (disponível na Amazon Prime Vídeo) sobre um encontro fictício entre Malcolm X, Muhammad Ali, Jim Brown e Sam Cooke. Antes, só havia comandado episódios de séries como The Good Doctor e This Is Us.

A norte-americana de 50 anos tem uma bem sucedida carreira de atriz, com um Oscar e Globo de Ouro por seu trabalho no filme Se a Rua Beale Falasse (2018). Ela ficou bastante famosa  pela série Watchman (2019)

Filha de uma professora de educação física e de um eletricista, Regina trabalha como atriz desde os 15 anos e apareceu em longas populares como Legalmente Loira 2 (2003), Ray (2004), Miss Simpatia 2 (2005), em papéis coadjuvantes.

Chloé Zhao tem 38 anos, nasceu em Pequim, na China, e cresceu em Londres e nos EUA. Tem apenas dez anos de carreira no cinema, e estudou arte conciliando com empregos informais.  Seu trabalho como cineasta chamou atenção em 2017, com o filme independente Domando o Destino.

Nomadland (ainda sem data de estreia no Brasil), também indicado ao Globo de Ouro de Melhor Filme e Melhor Roteiro – assinado por Chloé – retrata a vida de uma mulher que passa a viver como nômade. É até agora seu longa de maior destaque, mas ela já tem um blockbuster em vista, que deve tornar seu nome bem mais conhecido: Comanda Eternos, superprodução da Marvel que teria estreado em novembro passado, mas por conta da pandemia do coronavírus foi adiado para o fim de 2021.

Emerald Fennel também estreia como diretora de longa-metragem com Bela Vingança, que também conquistou indicações como Melhor Filme e Melhor Roteiro, de sua autoria.

Britânica, 36 anos, formada em Oxford, tem uma carreira meteórica que começou como atriz (ela é Camilla, mulher do Príncipe Charles, em The Crown), se destacou como roteirista na série Killing Eve: Dupla Obsessão e agora se consagra como diretora. Bela Vingança (ainda sem data de estreia no Brasil) conta a história de uma mulher que tem sua vida destruída por um trauma e arquiteta uma vingança.

A cerimônia do Globo de Ouro acontecerá em 28 de fevereiro em Los Angeles e Nova York. Em formato online, respeitando o distanciamento social imposto pela pandemia do coronavírus, a apresentação será de Tina Fey e Amy Poehler. Confira os indicados aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.