Crítica I Para Todos os Garotos: Agora e Para Sempre é o final feliz que Lara Jean merece

Produção da Netflix faz recorte esperto do livro de Jenny Han e retoma a doçura cativante do primeiro longa
MARIANA CANHISARES

Depois de quase causar a separação de Lara Jean (Lana Condor) e Peter Kavinsky (Noah Centineo) em P.S. Ainda Amo Você, John Ambrose (Jordan Fisher) parece ter sido nada mais que um tropeço na história de amor do casal. Quando os pombinhos retornam em Para Todos os Garotos: Agora e Para Sempre, além de estarem mais apaixonados do que nunca, não há qualquer menção ao pretendente rejeitado. Aliás, nem a ele, nem à adorável Stormy (Holland Taylor). Ainda que seja triste deixar para trás personagens tão carismáticos, é difícil não encarar essa “amnésia” como um bom presságio. Porque, da mesma forma que Lara Jean supera sua dúvida, o terceiro filme retoma a doçura e a sensibilidade que fizeram da franquia da Netflix um sucesso.

Prestes a se formar na escola, Lara Jean já tem toda a sua vida planejada: vai estudar na mesma faculdade que Peter, casar e, obviamente, ter um final feliz digno das suas comédias românticas preferidas. Ela, no entanto, é pega de surpresa ao receber a notícia de que não foi aceita em Stanford. Mais do que simplesmente lidar com sua frustração e aceitar o fato de que ela e Peter não vão dar passeios de bicicleta depois da aula – ou qualquer outro plano insuportavelmente fofo que fizeram juntos -, a negativa faz com que ela se depare com um dilema e tanto, isto é, o que é mais importante: atingir as expectativas do seu parceiro ou se arriscar e fazer o que quer de verdade?

Adaptando a obra de Jenny Han, a roteirista Katie Lovejoy não foi literal e usou as quase duas horas de filme para focar no que era realmente relevante no romance. Assim, alguns conflitos foram completamente cortados, como a chamada Semana na Praia, ou mencionados brevemente, a exemplo da implicância de Lara Jean com os preparativos do casamento do pai (John Corbett) com Trina (Sarayu Blue). Essa decisão não poderia ter sido melhor, porque permitiu que o longa desse a atenção devida aos dramas, fugindo da narrativa episódica – e às vezes, por isso, vazia – do livro original.

O exemplo mais claro talvez seja a insegurança da adolescente sobre quando perder a virgindade. Questão típica da adolescência, o sexo não foi apenas mais um item do checklist de clichês teens em Agora e Para Sempre. Recebeu, sim, um tratamento conciso, mas delicado. Porque, na realidade, ele não é o ponto mais importante na relação de Lara Jean e Peter. É só mais um exemplo da insegurança que a protagonista sente de perder o namorado – algo que é muito mais relacionável do que cenas mais explícitas e idealizadas de outras produções voltadas para esse público.

Em última instância, o recorte mais direcionado do terceiro livro permitiu ainda retomar o clima apaixonante do primeiro filme, interrompido em P.S. Ainda Amo Você, quando o diretor Michael Fimognari optou por ser mais “engraçado” do que cultivar o universo colorido de Lara Jean. Veja bem, Kitty (Anna Cathcart) ainda faz seus comentários irônicos, mas o humor não é a prioridade. Essa virada, esperta e necessária do próprio Fimognari, torna a mensagem da produção mais forte e garante o encerramento perfeito para a franquia.

Agora e Para Sempre é maduro, curiosamente sem perder sua inocência colorida, traz o melhor da química de Lana Condor Noah Centineo e lembra por que comédias românticas adolescentes são tão gostosas de assistir. O felizes para sempre pode não ser o imaginado por muitos fãs dos filmes, mas é o mais justo para a fofa história de Lara Jean.

NOTA DO CRÍTICO **** Ótimo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.