Facebook quer “causar dor” à Apple por guerra de privacidade

Apple e o Facebook estão em um arranca-rabo público ao longo dos últimos meses por conta (finjam surpresa) de privacidade. Como temos relatado incansavelmente, o Facebook está implicando com um novo recurso do iOS o qual exige que apps peçam permissão de usuários para rastreá-los em sites e apps — o chamado App Tracking Transparency, ou ATT.

Ainda que essa “guerra fria” permaneça no âmbito ideológico, em algumas ocasiões a coisa ficou séria e partiu para outros meios; mais recentemente, por exemplo, o Facebook atacou a Apple com anúncios em jornais americanos, sem contar as inúmeras vezes em que os CEOs1 das respectivas empresas cutucaram um ao outro.

Fato é que, indignado com muitos desses comentários direcionados implicitamente para o Facebook e a “má influência” que a Apple atribui à empresa, Mark Zuckerberg teria comunicado aos membros da sua equipe que o Facebook precisa “infligir dor à Apple”, de acordo com uma nova reportagem do The Wall Street Journal2.

Apesar dos golpes e ataques pessoais, um porta-voz do Facebook refutou a ideia de que a tensão entre as empresas é pessoal, sugerindo que isso se tratava “do futuro da internet gratuita”.

O Facebook afirma que escolher entre rastrear usuários para oferecer anúncios personalizados e proteger a privacidade é uma “troca falsa”, alegando que acredita que pode fornecer ambos. O porta-voz também reiterou comentários anteriores do Facebook, dizendo que os recursos de privacidade da Apple “não visam preservar a privacidade do usuário, mas sim aumentar o lucro”, e que o Facebook se juntará a outras empresas para destacar o “comportamento preferencial e anticompetitivo” da Apple.

Atualmente, o Facebook está simultaneamente cedendo às mudanças na política de privacidade da Apple em relação ao rastreamento de anúncios, bem como lutando contra a empresa — tanto é que a gigante de Menlo Park estaria preparando um processo antitruste contra a Apple sobre as regras da App Store.

A Apple não comentou as alegações do Facebook, de acordo com o WSJ. Será que ainda mais farpas serão trocadas? [MacMagazine]

VIA BUSINESS INSIDER

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.