Apple contrata engenheiros para desenvolver redes 6G

By Mark Gurman
18 de fevereiro de 2021 08:00 BRT

Photographer: Brendon Thorne/Bloomberg Technology

A Apple Inc. lançou seus primeiros iPhones com velocidades sem fio 5G há alguns meses. Agora, está procurando começar a trabalhar na conectividade celular de sexta geração, ou 6G, indicando que deseja ser líder em tecnologia, em vez de depender de outras empresas.

A empresa sediada em Cupertino, Califórnia, postou esta semana anúncios de emprego procurando engenheiros de pesquisa de sistemas sem fio para redes atuais e de próxima geração. As listas são para cargos nos escritórios da Apple em Silicon Valley e San Diego, onde a empresa trabalha com desenvolvimento de tecnologia sem fio e design de chips.

“Você terá a oportunidade única e gratificante de criar a tecnologia sem fio da próxima geração que terá um impacto profundo nos futuros produtos da Apple“, de acordo com o anúncio de emprego. “Nesta função, você estará no centro de um grupo de pesquisa de ponta responsável pela criação de tecnologias de acesso de rádio disruptivas de próxima geração na próxima década.”

As pessoas contratadas para os cargos irão “pesquisar e projetar sistemas de comunicação sem fio de próxima geração (6G) para redes de acesso de rádio” e “participar de fóruns da indústria / acadêmicos apaixonados pela tecnologia 6G”. Os observadores da indústria não esperam que o 6G seja lançado até cerca de 2030, mas as listas de empregos indicam que a Apple quer se envolver nos estágios iniciais do desenvolvimento da nova tecnologia. Uma porta-voz da empresa não quis comentar.

A atual faixa de iPhones da Apple usa modems 5G projetados pela Qualcomm Inc. Embora a empresa tenha lançado seus primeiros dispositivos 5G em um momento oportuno, vários fabricantes de telefones chegaram ao mercado e a Apple confiou muito na Qualcomm para conexão com a nova rede sem fio, que melhora drasticamente a quantidade e a velocidade dos dados que os consumidores podem baixar. Para colocar o 5G nos iPhones mais recentes, a Apple entrou em acordo em um litígio com a fabricante de chips de San Diego. O envolvimento inicial da Apple na pesquisa e design 6G indica que ela não vai esperar pelo próximo grande avanço.

No final do ano passado, a Apple se juntou a uma aliança de empresas que trabalham em padrões para 6G e outras tecnologias celulares de próxima geração. Os padrões e o tempo para 6G ainda estão vagamente definidos, mas alguns analistas dizem que a tecnologia pode permitir velocidades mais de 100 vezes mais rápidas do que 5G.

As listas de empregos são outro sinal do esforço contínuo da Apple no desenvolvimento de mais tecnologia internamente. A empresa projetou processadores principais para iPhone e iPad e, no ano passado, expandiu esse esforço para o Mac. Ele também acelerou o trabalho em suas próprias telas personalizadas e tecnologias de câmera, além de chips sem fio para AirPods, Apple Watch e dados de localização precisos.

A Apple no ano passado começou a desenvolver seu primeiro modem personalizado, o chip que permite que telefones se conectem a redes sem fio. Em uma reunião na prefeitura com funcionários em dezembro, Johny Srouji, chefe de tecnologia e chip personalizado da Apple, disse que “investimentos estratégicos de longo prazo como esses são uma parte crítica para habilitar nossos produtos e garantir que tenhamos um rico canal de tecnologias inovadoras para nosso futuro.”

Embora a Apple esteja preparando as bases para ser um jogador-chave em 6G, ela tem muito trabalho pela frente para tirar o máximo proveito do 5G, uma tecnologia em sua infância. A empresa não expandiu o 5G para outros dispositivos como Apple Watch e iPad, e vende vários iPhones que usam tecnologia 4G mais antiga. É provável que o primeiro modem da Apple seja para conectividade 5G.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.