Primeira atriz sul-coreana vitoriosa no BAFTA, Youn Yuh Jung diz ficar feliz em receber prêmio dos britânicos ‘esnobes’

Discurso da artista de 73 anos, que ganhou na categoria de melhor atriz coadjuvante por seu papel em ‘Minari’, repercutiu nas redes sociais
Louise Queiroga

Credit: ELLE

LONDRES — A atriz Youn Yuh Jung recebeu o prêmio de melhor atriz coadjuvante no BAFTA neste domingo, dia 11, por seu papel em “Minari”, conquistando a primeira vitória da Coreia do Sul em categoria de atuação na prestigiosa premiação da Academia Britânica de Artes de Cinema e Televisão. Em seu discurso de agradecimento, feito em inglês e exibido de forma remota, a atriz de 73 anos chamou atenção por chamar os britânicos de “esnobes”.

Após prestar condolências pela morte do príncipe Philip, Youn Yuh Jung brincou que o prêmio era ainda mais significativo por lhe ter sido dado pelos britânicos, famosos por serem “esnobes”, gerando risadas entre os participantes do evento, transmitido a partir do Royal Albert Hall, em Londres. O vídeo postado pelo BAFTA no Twitter ultrapassa 1,3 milhão de visualizações.

“Olá, Grã-Bretanha. Eu sou a atriz coreana Youn Yuh Jung. Não sei como dizer isso, estou muito honrada em ser indicada — não, não, sou a vencedora agora”, disse, colocando as mãos sobre o rosto ao ter trocado as palavras. “Em primeiro lugar, gostaria de expressar minhas profundas condolências ao seu duque de Edimburgo”, acrescentou. “Muito obrigado por este prêmio. Cada prêmio é significativo, mas este especialmente, porque sou reconhecida pelos britânicos, conhecidos como pessoas muito esnobes, e eles me aprovaram como uma boa atriz, então estou muito feliz. Obrigada, muito obrigada. Obrigada pelos integrantes que votaram em mim. Muito obrigada, BAFTA”.

“Minari”, dirigido pelo norte-americano Lee Isaac Chung, é sobre uma família coreana que vai para os Estados Unidos em busca de oportunidades e começa uma vida nova numa fazenda do Arkansas. O longa recebeu seis indicações ao Oscar deste ano, incluindo uma noemação para Yuh Jung. “Minari” compete ainda em Melhor Direção, Melhor Ator (Steven Yeun), Melhor Roteiro Original e Melhor Trilha Sonora Original.

Yuh Jung, que estreou em 1966, ressaltou numa entrevista à Vogue, em fevereiro, que adota uma postura otimista com relação à vida.

O filme ‘Minari’ está concorrendo em 6 categorias do Oscar 2021 — Foto: Divulgação

“Eu decidi que vou viver e morrer rindo. Veja, conforme a vida avança, fica cada vez mais exaustiva. É por isso que só encontro pessoas engraçadas e alegres agora … enquanto fico o mais longe possível de pessoas sérias que querem fazer coisas como discutir cinema”, disse.

O cinema sul-coreano chamou atenção em 2020, com a premiação inédita para o país no Oscar, na categoria principal, de Melhor Filme, entregue a “Parasita”, de Bong Joon Ho.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.