Apple detalha emissão de carbono em novo relatório ambiental

Painéis solares cobrem o teto do Apple Park, sede da Apple nos Estados Unidos (Foto: Divulgação/Apple)

Apple divulgou hoje seu Relatório de Progresso Ambiental 2021 [PDF], referente ao ano fiscal de 2020, com foco em suas metas — anunciadas anteriormente — para alcançar a neutralização na emissão de carbono em todos os seus negócios e produtos até 2030.

O documento detalha as etapas para reduzir os impactos ambientais da companhia e de seus produtos. Nesse sentido, a Apple apontou que só alcançará a neutralidade da pegada de carbono se tornar seus hardwares mais eficientes em termos de energia — já que a empresa pretende contabilizar a quantidade de carbono que esses dispositivos consomem ao longo de sua vida útil.

Um exemplo de eficiência energética é o chip M1 de Macs — segundo a Maçã, o baixo consumo de energia do seu SoC1 reduziu a pegada de carbono geral do Mac mini em 34%.

Da mesma forma, o iPad de oitava geração consome 66% menos energia — em parte por causa da mudança para um adaptador de energia mais eficiente. A Apple também afirmou que o Pro Display XDR entrou na lista de displays mais eficientes da Energy Star em 2020 e 2021.

Fato é que uma das medidas em prol do meio ambiente mais polêmicas que a Apple anunciou no ano passado foi a remoção do adaptador de energia e dos fones de ouvido da caixa do iPhone. Segundo a companhia, isso economizará 861.000 toneladas de cobre, estanho e zinco.

Ao não incluir esses acessórios, a Apple também reduziu o tamanho da embalagem dos iPhones. Na prática, isso significa que eles podem otimizar a logística em até 70%, reduzindo a emissão de carbono com o transporte de dispositivos.

O relatório de 105 páginas também destaca outras conquistas da Apple, incluindo o reconhecimento em diversas premiações ambientais e o recém-anunciado Fundo de Restauração de US$200 milhões para remover carbono da atmosfera.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.