Pix e open banking dão fôlego à transformação digital dos bancos

Nubank é favorito dos paulistanos na categoria, segundo pesquisa Datafolha
Andrea Vialli

Nubank

Com a necessidade de distanciamento social imposta pela pandemia, perder horas em uma fila para ser atendido em uma agência bancária, muitas vezes para resolver problemas simples, tornou-se algo ultrapassado.

A tendência beneficiou diretamente o Nubank, vencedor da categoria banco digital, que foi incluída pela primeira vez na pesquisa O Melhor de sãopaulo Serviços. O índice de menções ao Nubank é mais alto entre os mais jovens: têm 16 a 25 anos (50%) e entre os que têm 26 a 40 anos (40%).

A instituição encerrou 2020 com um registro médio de 36 mil clientes por dia e, passado um ano após o início da pandemia, o banco viu sua base de usuários saltar 50% em comparação a março de 2020, alcançado 32,5 milhões de clientes na conta digital e 21 milhões de usuários do cartão de crédito.

A chegada dos pagamentos instantâneos, como o Pix, e do open banking (na adoção de tecnologia padronizada para que os clientes decidam como acessar e com quem compartilhar seus dados financeiros), torna a transformação digital do setor ainda mais premente.

De acordo com Cristina Junqueira, cofundadora do Nubank, as duas tendências favorecem o consumidor. “O que se vê é o que sempre defendemos: maior agilidade, os consumidores tomando o controle sobre suas finanças e também a luta contra as cobranças de taxas abusivas”.

Segundo ela, a afinidade da proposta do Pix com a do Nubank já é refletida no número de cadastro de chaves. Até o fim de fevereiro, o Banco Central registrava quase 182 milhões de chaves ativas no Pix, com o Nubank correspondendo a 20% desse total e a cerca de 30% do número total de transferências, em um universo com mais de 700 instituições financeiras.

Outra tendência capitaneada pelos bancos digitais foi a facilidade no acesso a contas PJ e sua movimentação. De acordo com Junqueira, a conta PJ do Nubank foi lançada em julho de 2019 com a proposta de atender também os microempreendedores individuais (MEIs), cujo número deu um salto na pandemia. A conta PJ oferece transferências ilimitadas, emissão de boletos e Pix gratuito tanto para transferências quanto para envio de cobranças –algumas instituições já cobram pelo serviço.

VENCEDORA NA CATEGORIA BANCO DIGITAL: NUBANK

28% das menções na pesquisa Datafolha O Melhor de São Paulo Serviços 2021

Fundação 2013

Atuação Além do Brasil, tem operações no México e na Colômbia e hubs de tecnologia e talentos na Argentina, na Alemanha e nos EUA

Funcionários 3.200

Faturamento R$ 5 bilhões em 2020

Crescimento 79% da receita, em relação a 2019

Ações sociais Fundo Semente Preta, de R$ 1 milhão, destinado ao investimento em startups fundadas ou geridas por pessoas negras; curso online e gratuito de ciência de dados; meta de ter 30% de funcionários negros até 2025 e 50% de mulheres em cargos de gestão; emissão de carbono zerada

O cliente é o centro de nossas decisões para que, de fato, ele veja suas necessidades atendidas por meio de nossos serviços, sem burocracia nem tarifas abusivas. Oferecemos um atendimento humanizado e eficiente. Prova disso é que há anos mantemos um dos maiores índices de satisfação do cliente do mercado

Cristina Junqueira
cofundadora

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.