A App Store da Apple teve 78% de margem em 2019, afirma a Epic Games

By Mark Gurman

A App Store da Apple Inc. teve margens operacionais de quase 78% no ano fiscal de 2019, de acordo com o depoimento de uma testemunha especialista da Epic Games Inc. com base em documentos obtidos do fabricante do iPhone.

O número vem de Ned Barnes, um pesquisador financeiro e econômico, que disse ter obtido documentos “preparados pelo grupo de Análise e Planejamento Financeiro Corporativo da Apple e produzidos a partir dos arquivos do CEO da Apple, Tim Cook”.

A Apple está contestando a precisão dos cálculos de Barnes – e pedindo a um juiz que restrinja a discussão pública sobre o lucro da App Store – enquanto as empresas se encaminham para um julgamento de alto risco na segunda-feira em Oakland, Califórnia.

A Epic, fabricante do blockbuster Fortnite, está tentando mostrar que a App Store funciona como um monopólio, com sua comissão sobre os desenvolvedores de até 30%, enquanto a Apple insiste que não abuse de seu poder de mercado.

A Epic também está processando a Apple no Reino Unido e na Austrália, enquanto a Apple enfrenta o escrutínio de reguladores antitruste nos EUA e no exterior.

As empresas estão confiando fortemente em economistas duelosos enquanto apresentam seu caso à juíza distrital dos EUA Yvonne Gonzalez Rogers, que está conduzindo o julgamento de três semanas sem um júri.

Como parte do processo de compartilhamento de informações pré-julgamento, Barnes disse que um funcionário da Apple disse a ele que os números dos documentos internos da empresa não mostram o quadro completo. Barnes disse que então fez cálculos adicionais, o que resultou em estimativas de margem mais alta de 79,6% para 2018 e 2019.

Em um comunicado no sábado, a gigante de tecnologia com sede em Cupertino, Califórnia, disse que os cálculos dos especialistas da Epic “das margens operacionais da App Store estão simplesmente errados e estamos ansiosos para refutá-los no tribunal”.

Barnes disse que também obteve documentos preparados dentro da Apple que mostram estimativas de lucros e perdas para o ano fiscal de 2020. Ele disse que a Apple vinha acompanhando os lucros da App Store há anos e que também obteve essas declarações de 2013 a 2015.

A Apple gera receita com a App Store ao cobrar uma comissão de 15% ou 30% dos desenvolvedores por downloads de aplicativos pagos, compras no aplicativo e assinaturas.

Analistas acreditam que as margens da Apple na App Store podem ter crescido desde 2019. Sensor Tower estima que a App Store gerou US $ 22 bilhões em comissões no ano passado para a Apple, enquanto o analista da Bernstein, Toni Sacconaghi, acredita que a Apple administrará a App Store este ano com um lucro bruto de 88%.

Executivos da Apple disseram que a empresa não rastreia tais declarações de lucros e perdas para unidades de negócios individuais.

“Quando olhamos para a App Store, não é um negócio autônomo separado para nós”, disse Kyle Andeer, diretor de conformidade da Apple, em uma audiência no Congresso no mês passado. “É um recurso integrado de nossos dispositivos.”

Cook disse o mesmo em seu depoimento antes do julgamento. “O negócio da Apple não está estruturado de forma que permita a uma pessoa apertar um botão e obter uma declaração de lucros e perdas da App Store”, disse ele.

A Apple diz que não aloca custos para a App Store e que os documentos internos que discutem a receita para o mercado normalmente não incluem despesas. Isso significa que, de acordo com a empresa, quaisquer margens ou lucros não mostram o quadro completo.

Em um depoimento de testemunha em nome da Apple, Richard Schmalensee, especialista em economia do Massachusetts Institute of Technology, disse que a “estimativa de Barnes da margem operacional da App Store não é confiável porque olha isoladamente um segmento do ecossistema iOS de uma forma que aumenta artificialmente a margem operacional aparente desse segmento. ” Ele acrescentou que “qualquer medida contábil da lucratividade independente da App Store também é arbitrária e, portanto, não confiável como um indicador de qualquer coisa”.

Em um pedido ao juiz para impedir que a Epic se refira a dados financeiros da App Store em um tribunal aberto, a Apple disse que a informação pode “confundir indevidamente os mercados de valores mobiliários e os participantes desses mercados, incluindo os muitos fundos de pensão, fundos mútuos e outros investidores comuns que possui ações da Apple. ”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.