Globo de Ouro faz mudanças mirando diversidade, após ausência de negros na equipe

Premiação foi alvo de críticas neste ano, quando jornal americano revelou denúncias de corrupção contra evento
Lisa Richwine

O Globo de Ouro está atrás apenas do Oscar na temporada de premiações de filmes de Hollywood, mas seu futuro foi questionado por ameaças de boicote por causa de algumas das controvérsias da HFPA

LOS ANGELES | REUTERS – Os membros da HFPA (Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood, na sigla em inglês), o grupo responsável pela distribuição anual dos prêmios do Globo de Ouro para obras de televisão e cinema, aprovaram nesta quinta (6) mudanças com o objetivo de diversificar sua equipe, após ser alvo de críticas recentemente.

Entre os passos está a contratação de um diretor de diversidade, enfatizando o recrutamento de jornalistas negros e ampliando a seleção para o grupo de jornalistas estrangeiros especializados em cultura e entretenimento.

A organização também aprovou, em votação, a inclusão de 20 novos membros neste ano e a expansão da composição da equipe em 50% pelos próximos 18 meses.

As mudanças haviam sido propostas pelo conselho da HFPA no início da semana.

“A votação esmagadora de hoje para reformar a associação reafirma nosso compromisso com a mudança”, afirmou o presidente da HFBA, Ali Sar, em nota.

As transformações acontecem após uma investigação publicada em fevereiro pelo jornal americano Los Angeles Times revelar que não havia até então pessoas negras na HFPA.

O jornal também levantou questões éticas sobre a relação próxima entre a HFPA e os estúdios de cinema que podem influenciar na escolha dos indicados e vencedores do Globo de Ouro.

A polêmica ofuscou a cerimônia em fevereiro, uma das principais premiações de Hollywood e que anualmente antecede a entrega do Oscar.

As novas regras exigem que membros da HFPA parem de aceitar itens promocionais presenteados por estúdios de cinema e TV e que o grupo publique uma lista pública de membros com links para seus trabalhos.

“Entendemos que o trabalho duro começa agora”, disse Sar. “Continuamos dedicados a nos tornarmos uma organização melhor e um exemplo de diversidade, transparência e responsabilidade no setor.”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.