TikTok deve permitir que usuários façam login em sites e aplicativos usando sua conta no app

Empresa anunciou um plano de integração com plataformas de terceiros e promete segurança para seus dados
Por Matheus Fiore

TikTok está trabalhando para integrar sua plataforma com outros aplicativos. A própria empresa anunciou que, para começar, vai facilitar o compartilhamento de áudio na rede social com o novo Sound Kit e que o login da sua conta poderá ser usado também para acessar outros apps pelo sistema Login Kit.

Como você deve suspeitar, o sistema é bastante parecido ao que outras plataformas já usam. Redes sociais como o Facebook e o Twitter possuem integração com diversos apps e sites para que você se cadastre neles usando apenas as contas nessas redes sociais. Além disso, boa parte das plataformas também aceita login integrado com o Gmail e com sua conta Apple. Segundo o TikTok, a ideia é garantir que você possa logar em outras plataformas com segurança mas também permitir que os desenvolvedores ofereçam conteúdo do TikTok dentro desses apps e sites.

Apesar de ser uma ferramenta facilitadora para navegar pela internet, o login integrado também traz preocupações relacionadas à privacidade de dados. O Facebook, por exemplo, é constantemente criticado e cobrado por coletar os dados de navegação de seus usuários, um problema que enfrenta desde o escândalo da Cambridge Analytica. Trata-se, portanto, de uma questão de confiança: você confia no TikTok para ter acesso ao seu registro de navegação e informações externas ao aplicativo?

Em sua defesa, o TikTok jura que o Login Kit só permitirá que a integração colete o nome do aplicativo no qual você realizou o login e eventos associados à plataforma – como quando você entrar em um site por sua conta no TikTok para ter acesso a um vídeo, por exemplo.

Já sobre o Sound Kit, o TikTok dará aos seus usuário acesso a uma biblioteca de sons muito maior do que a já existente, o que abriria muitas possibilidades para os criadores de conteúdo do popular aplicativo de vídeos. Pelo Sound Kit, desenvolvedores também poderão compartilhar áudios entre aplicativos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.