Filmes dirigidos pela palestina Larissa Sansour são destaque na programação deste fim de semana da 2ª Mostra de Cinema Árabe Feminino

cineasta palestina Larissa Sansour

Durante este fim de semana até dia 25 de maio, a filmografia da cineasta palestina Larissa Sansour é destaque na programação da 2ª Mostra de Cinema Árabe Feminino. O “Foco Larissa Sansour – Terrorismo Narrativo para Bagunçar a Matemática da Mitomáquina” traz quatro produções da diretora: os curtas “Um Êxodo Espacial” e “Patrimônio Nacional” e os média-metragens “In Vitro” e “No Futuro, Eles Comiam da Melhor Porcelana”. O festival é totalmente online, gratuito e os filmes estão disponíveis no site www.cinemaarabefeminino.com

Em “Um Êxodo Espacial”, Sansour postula a ideia do primeiro palestino no espaço em referência ao pouso na lua de Armstrong. Ela interpreta esse gesto simbólico como “um pequeno passo para um palestino, um gigante passo para a humanidade”. Já “In Vitro” é um filme de ficção científica filmado em preto e branco. É um cenário após um desastre ecológico. Um reator nuclear abandonado abaixo da cidade bíblica de Belém se tornou um enorme pomar. Usando sementes herdadas e coletadas alguns dias antes do apocalipse, um grupo de cientistas se prepara para replantar o solo. 

“No Futuro, Eles Comiam da Melhor Porcelana” faz um corte transversal entre ficção científica, arqueologia e política. Combinando imagens extraídas da realidade com imagens artificiais criadas em computador, a produção traz a narrativa de um grupo resistente que cria depósitos clandestinos de porcelana – sugerindo pertencer à uma civilização fictícia. O objetivo é influenciar a História e embasar futuros argumentos de sua extinção.

E no curta “Patrimônio Nacional”, a ficção apresenta uma abordagem distópica e, ao mesmo tempo, humorística sobre o Oriente Médio. O filme explora uma solução vertical para o Estado Palestino: um arranha-céu colossal para abrigar a população da Palestina que agora, finalmente, tem uma vida de altos padrões.

Larissa Sansour participa da Mostra também em uma masterclass, que será realizada amanhã, dia 22 de maio (inscrições encerradas). Na aula, ela vai falar sobre o uso da ficção científica em um contexto artístico e a mudança de significados que isso resulta. A diretora apresentará trechos de filmes, assim como imagens de seu trabalho e vai discutir as ideias por trás do enquadramento do discurso político na ficção especulativa. 

A 2ª Mostra de Cinema Árabe Feminino é patrocinada pelo Banco do Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A programação completa está disponível no site www.cinemaarabefeminino.com      

Sobre Larissa Sansour

Larissa Sansour trabalha principalmente com cinema e também produz instalações, fotografias e esculturas. O que é central em seu trabalho é a dialética entre mito e narrativa histórica. Nascida em Jerusalém Oriental, Palestina, seu trabalho recente utiliza a ficção científica para endereçar questões sociais e políticas, lidando com memória, traumas herdados, estruturas de poder e estados-nação.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

CLIQUE AQUI PARA FAZER DOWNLOAD DE TRECHOS DE FILMES

CLIQUE AQUI PARA FAZER DOWNLOAD DE FOTOS

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A PLAYLIST DA MOSTRA NO SPOTIFY DO CCBB

FOCO LARISSA SANSOUR

A SPACE EXODUS | UM ÊXODO ESPACIAL, Larissa Sansour

Palestina, Dinamarca, 2008, 5’

Classificação indicativa: 10 anos

*Filme com legenda descritiva

AL MUKHTABAR | IN VITRO, Larissa Sansour, Soren Lind

Palestina, Dinamarca, Reino Unido, 2019, 28’

Classificação indicativa: 10 anos

*Filme com legenda descritiva

IN THE FUTURE THEY ATE FROM THE FINEST PORCELAIN NO

FUTURO, ELES COMIAM DA MELHOR PORCELANA, Larissa Sansour, Soren

Lind

Palestina, Reino Unido, Dinamarca, Qatar, 2015, 29’

Classificação indicativa: 10 anos

*Filme com legenda descritiva

NATION ESTATE | PATRIMÔNIO NACIONAL, Larissa Sansour

Palestina, Dinamarca, 2012, 9’

Classificação indicativa: 10 anos

*Filme com legenda descritiva

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.