Festival Digital de Economia Criativa, Sustentabilidade e Inclusão – 25 a 27 de maio

De 25 a 27 de maio, a Associação Objeto Brasil e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo de São Paulo, via Proac Lab Expresso – Lei Aldir Blanc, realizarão o Festival Digital de Economia Criativa, Sustentabilidade e Inclusão.

A partir dos pilares de Sustentabilidade, da Inclusão Social e da Diversidade, o festival tem como o objetivo principal promover a Economia Criativa e as manifestações artísticas, como instrumentos de fomento à geração de cultura, de forma a sensibilizar, apoiar e capacitar novos talentos e negócios sustentáveis.

Inspirado peloAno Internacional da Economia Criativa para o Desenvolvimento Sustentável 2021, oficializado pela 74ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, o evento aproveita o momento para reascender o poder da Economia Criativa no Brasil, por meio do crescimento econômico sustentável e inclusivo, a cooperação e networking entre os governos e o setor privado, além de proporcionar um ambiente de oportunidades e empoderamento por todos os direitos humanos (etnias, mulheres, população negra, povos indígenas, pessoas com deficiência e LGBTQIA+).

“A presença da criatividade na sociedade contemporânea se dá de forma transversal. Como vetor de crescimento, está na origem de inúmeros outros conceitos. Da Economia Criativa de John Howkins a Richard Florida, extrapola o âmbito artístico para se instalar como agente ativo na solução de problemas complexos e vetor de desenvolvimento. A economia, incluindo a criativa, só pode existir se apoiada no tripé conceitual da sustentabilidade que, além da perspectiva econômica, contempla também a ambiental e a social.”

Com o propósito de integrar, conectar e promover a cultura, o Festival Digital de Economia Criativa, Sustentabilidade e Inclusão conta com parcerias e apoio de organizações, associações e empresas que vislumbram os mesmos valores, como a Universidade São Judas, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo/PROAC LAB e a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo. 

Para democratizar o acesso à cultura e contribuir para a geração de empregos e oportunidades aos profissionais e agentes culturais, o evento será gratuito, veiculado digitalmente em plataformas de streaming. A divulgação espontânea do conteúdo audiovisual será inclusiva e diversa por meio dos canais de comunicação digitais: website do festival e aplicativos de redes sociais como Facebook, Instagram, Linkedin, YouTube e Spotify.

Em relação às boas práticas de inclusão, serão utilizadas diferentes ferramentas para acessibilidade comunicacional: audiodescrição para compreensão de narrativas por parte de pessoas cegas e com deficiências visuais ou intelectuais, tradução em Libras e Closed Caption, legendas, para pessoas surdas ou com deficiência auditiva.

Durante os três dias, a programação incluirá várias ativações sobre design, artesanato, sustentabilidade, inclusão e diversidade, tais como uma palestra sobre “Economia Criativa e Inclusão Social”, o espetáculo teatral “22, Semana de Arte Moderna”, uma rodada de conversa sobre “A Criatividade como Agente de Transformação Cultural, Econômica e Social”, cinco apresentações musicais com os artistas Caliandra, DJ Ramilson, Yzalú, Neusa Romana e Ayrton Salvanini, uma oficina de Teatro Acessível e outra com o tema “Construindo um Negócio Criativo”, além dos talks “Dimensões Criativas: Acessibilidade e Diversidade”, “Mulheres Criativas”, “Design Universal” e “Economia Circular”.

Em paralelo, o Festival lança a Plataforma de Exposição e E-commerce, com foco na promoção do Artesanato, ferramenta para divulgar os produtores e empreendedores criativos, uma iniciativa de curadoria e apoio a marcas e produtos do artesanato brasileiro, bem como um incentivo à geração e crescimento de negócios. Por meio da plataforma, localizada no website do Festival, vitrines e catálogos virtuais estarão disponíveis com objetos contemporâneos, criações independentes, presentes culturais, arte brasileira, popular e indígena, além de design autoral. A partir do interesse, o visitante será direcionado aos canais das empresas, especialmente selecionadas por compartilharem os mesmos conceitos e valores do Festival.

Participam os criativos Arte Tribal Brasil, Feira na Rosenbaum, Museu A Casa do Objeto Brasileiro, *Marco 500 e a designer Nara Ota. A exposição virtual ocorrerá durante os três dias de ações do Festival e continuará disponível por mais um mês após o evento.

FESTIVAL DIGITAL DE ECONOMIA CRIATIVA, SUSTENTABILIDADE E INCLUSÃO
25 a 27 de maio de 2021
Instagram @objetobr
Facebook f Objeto Brasil
YouTube http://bit.ly/ObjetoBrasil
Para demais plataformas, acesse: http://www.festdig.com.br

AMANHÃ | 25 DE MAIO | TERÇA-FEIRA | 1º DIA

14H ÀS 14H30

ABERTURA OFICIAL DO FESTIVAL

PALESTRA SOBRE ECONOMIA CRIATIVA E INCLUSÃO SOCIAL

PARTICIPAÇÃO:

CHRISTIANO BRAGA, JOICE JOPPERT LEAL, NICOLE FACURI E SILVIA GRECCO

Uma imagem contendo Interface gráfica do usuário

Descrição gerada automaticamente

14H30 ÀS 16H30, AO VIVO

OFICINA GAMER +60

PARTICIPAÇÃO:

FABIO OTA, INTERNATIONAL SCHOOL OF GAME

Uma imagem contendo Interface gráfica do usuário

Descrição gerada automaticamente

16H30 ÀS 17H30

ESPETÁCULO TEATRAL “22, SEMANA DE ARTE MODERNA”

AYRTON SALVANINI

Texto

Descrição gerada automaticamente

17H30 ÀS 18H30

RODADA DE CONVERSA: “A CRIATIVIDADE COMO AGENTE DE TRANSFORMAÇÃO CULTURAL, ECONÔMICA E SOCIAL”

PARTICIPAÇÃO:

BEBÉ CASTANHEIRA, JOICE JOPPERT LEAL, REGINA GALVÃO

Uma imagem contendo Texto

Descrição gerada automaticamente

18H30 ÀS 19H30

APRESENTAÇÃO MUSICAL COM CALIANDRA

Uma imagem contendo Interface gráfica do usuário

Descrição gerada automaticamente

19H30 ÀS 20H30

TALK “DIMENSÕES CRIATIVAS: ACESSIBILIDADE, INCLUSÃO E DIVERSIDADE”

PARTICIPAÇÃO:

CID TORQUATO, JESSICA SANDIN, MARCUS NOVELLO, MONICA ORCIOLI , WILLIAN CASARIM

Imagem capturada de tela de celular com publicação numa rede social

Descrição gerada automaticamente com confiança média

20H30 ÀS 21H30

APRESENTAÇÃO MUSICAL COM CA CAU

Uma imagem contendo Texto

Descrição gerada automaticamente

21H30 ÀS 22H

ENCERRAMENTO DA EQUIPE DO  FESTIVAL E CONVIDADOS

TRILHA SONORA COM DJ RAMILSON MAIA

Interface gráfica do usuário

Descrição gerada automaticamente com confiança média

CRIATIVOS CONVIDADOS | TALKS E OFICINAS

ÂNGELA TAMIKO HIRATA  | CHRISTIANO BRAGA | CAETANA FRANARIN | CID TORQUATO  | CLAUDIA FACCA | CRIS ROSENBAUM | EDILSON FLAUSINO | FABIO OTA | FRED GELLI | GUILHERME CASTELLINI JESSICA SANDIN JORGE GRIMBERG | JOSÉ LUIZ TEJON | MARCUS NOVELLO | MARIA DO CARMO FILIPPINI | MONICA ORCIOLI | NICOLE FACURI | REGINA GALVÃO | REGINA MONTEIRO | SILVANA CAMBIAGHI | SILVIA GRECCO | VICTOR MEGIDO

Foto editada de grupo de pessoas posando para foto

Descrição gerada automaticamente

 ARTISTAS | ESPETÁCULOS E PERFORMANCES

AYRTON SALVANINI | CALIANDRA | CA CAU | GUILHERME RODIO | NEUSA ROMANO | YZALÚ | DJ RAMILSON MAIA

Pessoa de camisa branca

Descrição gerada automaticamente com confiança baixa

EXPOSITORES DE ARTESANATO

ARTE TRIBAL | FEIRA NA ROSENBAUM | MARCO500 | MUSEU A CASA DO OBJETO BRASILEIRO | NARA OTA

Uma imagem contendo foto, diferente, mostrando, muitos

Descrição gerada automaticamente

ANEXOS, RELEASE “FESTIVAL DIGITAL DE ECONOMIA CRIATIVA, SUSTENTABILIDADE E INCLUSÃO”, “ELENCOS” COM AS BIOS COMPLETAS E A “PROGRAMAÇÃO” DIÁRIA, DE 25 A 27 DE MAIO

A CRIATIVIDADE POR TRÁS DO FESTIVAL

ASSOCIAÇÃO OBJETO BRASIL

Constituída há quase 30 anos junto a parceiros e colaboradores de múltiplos setores, incluindo o industrial representado pelo bibliófilo José Mindlin, Presidente de Honra do Conselho da entidade (in memoriam), a Associação Objeto Brasil é liderada por Joice Joppert Leal, referência internacional na área do Design, da Economia, Cidades e Indústrias Criativas. Direcionada à promoção do Design Brasileiro no país e exterior, a instituição tem sede em São Paulo, com consagrada abrangência nacional e em mais de 20 países, tais como Alemanha, Argentina, México, Costa Rica, Canadá, China, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, França, Inglaterra, Itália, Japão, Portugal entre outros.

JOICE JOPPERT LEAL

Responsável pela idealização do Festival Digital de Economia Criativa, Sustentabilidade e Inclusão, Joice Joppert Leal atua há mais de 40 anos na promoção do design brasileiro, essência da economia criativa e circular, no âmbito nacional e internacional. Nos anos 1970, trabalhou na promoção comercial do Consulado Geral do Brasil em Milão, Itália. Entre 1980 e 2002, implementou e dirigiu o Departamento de Engenharias e Tecnologia-DETEC e o Núcleo de Desenho Industrial (NDI) da FIESP-Federação das Indústrias do Estado de São Paulo. Em 1996, fundou a Associação Objeto Brasil que organiza exposições e premiações ao redor do mundo. Como Diretora executiva da associação, realiza curadorias culturais, consultorias e publicações.

WILLIAN CASARIM

Willian Casarim é Diretor Criativo e de Conteúdo do Festival Digital de Economia Criativa, Sustentabilidade e Inclusão. Internacionalista, especialista em gestão de projetos, com atuação global, é movido pela criatividade, inovação, tecnologia, sustentabilidade e design, a partir de projetos e causas que contribuam para construção de um ambiente de desenvolvimento econômico, cultural, social e ambiental que promovam impactos e transformem o universo dos negócios, governos, pessoas, cidades e países.

BEBÉ CASTANHEIRA

Coordenadora de Pesquisa e Curadora adjunta do Festival Digital de Economia Criativa, Sustentabilidade e Inclusão, Bebé Castanheira é Doutora e Mestre em Arquitetura & Urbanismo, graduada em Design pela FAAP. Designer, professora universitária, pesquisadora e consultora no desenvolvimento de projetos Elisabete Castanheira possui sólida experiência de mercado, acadêmica e de conteúdo para as áreas do design, da inovação e da economia criativa. Em 2017 integrou a comitiva que representou o Brasil no júri do Prêmio Cannes Lions e foi a coordenadora técnica do dossiê vitorioso de candidatura de Brasília à Rede de Cidades Criativas da UNESCO, para a categoria Design.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.