Morre o arquiteto e urbanista Jaime Lerner aos 84 anos

Grande responsável pelo planejamento urbano e pela transformação do transporte público de Curitiba, Jaimer Lerner também ocupou os cargos de Prefeito da capital paranaense e Governador do Paraná

Jaime Lerner deixa um legado inspirador para o planejamento urbano de todo o país e do mundo (Foto: Divulgação)

Morreu hoje, 27/05, o arquiteto e urbanista Jaime Lerner, por complicações de doença renal crônica. Conhecido pelo seu aclamado projeto de planejamento urbano de Curitiba, Lerner foi prefeito da capital paranaense três vezes entre 1970 e 1990. E duas vezes Governador do Estado do Paraná entre 1995 e 2002.  O político é reconhecido internacionalmente pelas soluções que levaram Curitiba a ser considerada “cidade modelo” na década de 1990, especialmente nas áres de transporte e meio ambiente. 

Suas contribuíções em urbanismo estão espalhadas por todo o Brasil. No Rio de Janeiro, Lerner participou do desenvolvimento do BRT, que foi um dos principais meios de transporte durante as Olímpiadas de 2016. No ano seguinte, foi anunciada sua contratação para a revitalização do Centro Histórico de São Paulo, durante a gestão Dória. 

Autor do livro Acupuntura Urbana, publicado em 2003, o arquiteto destacou durante a sua carreira a importância de pequenas intervencões para garantir uma mudança estrutural nas cidades no longo prazo. Em 2010, foi eleito pela revista TIME como um dos 25 pensadores mais influentes daquele ano. Ao The New York Times, certa vez escreveu: “Curitiba (…) é a resposta para uma pergunta que poderia parecer hipotética: como seriam as cidades se urbanistas, não políticos, tivessem o controle?”.

No ano passado, em entrevista à Casa Vogue, Lerner deixou uma provocação aos atuais prefeitos das cidades brasileiras: “Inovar é começar! Não é realista querer se ter todas as respostas de antemão. Diagnósticos são importantes para não “errarmos de problema”, mas não são um fim em si. Há que se ter a coragem de agir. O planejamento da cidade é um processo que permite correções sempre; se tivermos bons canais de comunicação com a população ela irá nos dizer com clareza se estamos errando ou acertando”.

Principais projetos

Morre o arquiteto Jaime Lerner aos 84 anos (Foto:  )
BRT de Curitiba (Foto: Divulgação) 

O sistema de transporte de BRT, em Curitiba, foi criado por Lerner e tornou-se exemplo para todo o país. Nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, o urbanista foi convidado a participar do desenvolvimento do BRT que foi um dos principais transportes utilizados durante o evento esportivo 

Curitiba, Brazil - Aug 28, 2017: The famous Opera de Arame Theater, an important landmark in Curitiba, Parana, Brazil (Foto: Getty Images)
Ópera de Arame, em Curitiba, idealizada por Jaime Lerner e projetada por Domingos Bongestabs (Foto: Getty Images)

Um dos cartões-postais de Curitiba, a Ópera de Arame foi idealizada por Lerner. No entanto, o projeto é assinado por Domingos Bongestabs. 

Morre o arquiteto Jaime Lerner aos 84 anos (Foto:  )
Orla de Gauíba, em Porto Alegre (Foto: Alex Rocha/Divulgação)

O Parque Municipal da Orla do Gauíba, em Porto Alegre, de 2011, leva a assinatura de Jaime Lerner que revitalizou todo o espaço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.