Consumo consciente aumenta demanda por cosméticos sem água na fórmula e versões em barra ganham espaço

Os produtos capilares sólidos são concentrados e têm rendimento maior do que os líquidos
Karina Hollo

Shampoo em barra Foto: Divulgação

O movimento mundial na busca por ações mais responsáveis em relação aos recursos do planeta colocou formulações sem água, conhecidas como waterless, em foco na indústria da beleza. “Tem a ver com o consumo consciente. Alternativas surgem na forma de produtos com texturas sólidas e óleos naturais”, diz Luiza Loyla, expert da WGSN, empresa líder em tendências. A crise hídrica, de fato, representa uma série de problemas na fabricação de cosméticos. “Mudar a percepção sobre este ingrediente de beleza é a chave. De descartável, a água passa a ser um luxo a ser preservado”, emenda.

São muitas as vantagens de aderir a essa filosofia. “Por serem, geralmente, sólidos, os produtos dispensam a utilização de plásticos, sendo possível a escolha de papéis recicláveis ou biodegradáveis como embalagens”, ressalta Karina Soeiro, Mestre em Ciências Farmacêuticas pela USP. A ausência de água também garante que esses cosméticos durem mais, dispensando a necessidade de conservantes. “Um produto de formulação anidra (que não contém água) é mais suave e tem menor risco de possíveis reações alérgicas”, explica Karina. Outros ingredientes podem substituir o papel da água nas fórmulas. “Extrato de mel acalma a pele; óleo de jojoba, óleo de semente de camélia e óleo de caroço de damasco ajudam a manter a elasticidade, ao mesmo tempo que fornecem antioxidantes poderosos”, exemplifica Luiza. A praticidade, por ser fácil de transportar e não vazar, e a durabilidade também são pontos a favor. “Muitas vezes, na hora de usar o xampu líquido, colocamos mais produto do que o necessário. Com a versão em barra, isso não acontece”, lembra a farmacêutica.

Não há nenhuma recomendação específica para utilizar um cosmético anidro. Os produtos capilares sólidos são concentrados e têm rendimento maior do que os líquidos. “Como são feitos com ingredientes naturais, costumam ser menos agressivos. Limpam o couro cabeludo e controlam melhor a oleosidade”, afirma Gabi Balan, hairstylist no TP Beauty Lounge. E para conservá-los é muito simples: xampus e condicionadores em barra devem ser colocados em saboneteiras. “Precisam ser mantidos fora do contato com a água. Caso contrário perdem a solidez e a estabilidade e ainda há o desperdício do produto”, finaliza a dermatologista Juliana Piquet, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, do Rio de Janeiro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.