Casa minimalista: 5 projetos que apostam no estilo sem excessos

Inspire-se em alguns projetos arquitetônicos que trazem referências do estilo minimalista com uma decoração clean e moderna
POR ISADORA MORAES

No escritório, a mesa é feita apenas com um tampo de madeira apoiado sobre dois cavaletes. Luminária da Tok & Stok e tela pintada pelo arquiteto. Projeto do arquiteto Arthur Pugliese (Foto: Marco Antonio / Editora Globo)

minimalismo vem fazendo sucesso no universo da arquitetura há um tempo. Muitas pessoas estão procurando viver sem exageros, de forma mais consciente. Guarda-roupa apenas com o necessário, poucos móveis e soluções funcionais fazem parte deste estilo. Com linhas simples e retas, os projetos abaixo apresentam alternativas de espaços aconchegantes, sem excessos decorativos. Inspire-se:

1. Casa térrea em tons claros
Neste projeto da arquiteta Lais Galvão, o minimalismo pode ser visto desde a escolha dos tons até o recorte do mobiliário. As peças cumprem suas funções, sem carregar visualmente o espaço.

LIVING | Integração de estar e jantar marcam o ambiente, que recebeu cimento queimado da Helvética Revestimentos no piso, material bastante usado no projeto para dar unidade. Projeto da arquiteta Lais Galvão (Foto: Gabriela Daltro / Divulgação)
LIVING | Integração de estar e de jantar marcam o ambiente, que recebeu cimento queimado da Helvética Revestimentos no piso, material bastante usado no projeto para dar unidade. Projeto da arquiteta Lais Galvão (Foto: Gabriela Daltro / Divulgação)

2. Apê em tons neutros e décor minimalista
O apartamento de 80 m², reformado pelo escritório TRiART Arquitetura, foi pensado para atender as necessidades do morador de forma prática. Por isso, os profissionais pensaram no estilo minimalista, que traz aconchego e ao mesmo tempo mantém a área sóbria, reforçando que o menos é mais.

SALA | Com tapete da By Kamy e almofadas da Codex Home, os materiais escolhidos garantem o aconchego. Projeto do escritório TRiART Arquitetura (Foto: Divulgação / Gabriela Daltro)
SALA | Com tapete da By Kamy e almofadas da Codex Home, os materiais escolhidos garantem o aconchego. Projeto do escritório TRiART Arquitetura (Foto: Divulgação / Gabriela Daltro)

3. Casa preza por decoração clean
Os ambientes desta casa foram projetados a partir do concreto aparente e pelas linhas retas do mobiliário, características do minimalismo. O arquiteto Arthur Pugliese fez com que todos os cômodos fossem integrados à natureza, colocando isso como ponto alto da decoração.

A gravura do artista pop Lichtenstein se destaca no ambiente onde há a lareira de concreto aparente. As cadeiras de madeira, montadas com duas peças de encaixe, foram trazidas do Rio Grande do Sul. Projeto do arquiteto Arthur Pugliese (Foto: Marco Antonio/ Editora Globo)
A gravura do artista pop Lichtenstein se destaca no ambiente, onde há a lareira de concreto aparente. As cadeiras de madeira, montadas com duas peças de encaixe, foram trazidas do Rio Grande do Sul. Projeto do arquiteto Arthur Pugliese (Foto: Marco Antonio / Editora Globo)

4. Sala minimalista com obra de arte
Com decoração clean e obra de arte em tons neutros, esse apartamento, repaginado pelo escritório Spaço Interior, possui tendências minimalistas. A arquiteta Ana Rozenblit investiu em um mobiliário básico, mas que contrasta, levemente, com uma decoração solta.

SALA DE ESTAR | Os pufes e a mesinha de apoio, ambos da Incasa, renovam o décor composto com móveis existentes e dão funcionalidade ao ambiente. Projeto do escritório Spaço Interior (Foto: Kadu Lopes / Divulgação)
SALA DE ESTAR | Os pufes e a mesinha de apoio, ambos da Incasa, renovam o décor composto com móveis existentes e dão funcionalidade ao ambiente. Projeto do escritório Spaço Interior (Foto: Kadu Lopes / Divulgação)

5. Varanda com decoração clássica e sem excessos
Nesta varanda, planejada pelo escritório FPBF Arquitetura & Design, o destaque ficou para as almofadas e as plantas, que trazem vida e movimento para o projeto. O minimalismo guiou todo o espaço, desde a escolha do sofá até o detalhe do tapete. Os formatos geométricos, presentes na arquitetura do local, remetem ao estilo simples, porém elegante dos moradores.

SALA DE ESTAR | A varanda foi integrado ao living com a eliminação das paredes e abriga a sala de estar. Mobiliário da Breton. Quadro da L'oeil. Cortinas da Persihome. Projeto do escritório FPBF Arquitetura & Design (Foto: Kadu Lopes / Divulgação)
SALA DE ESTAR | A varanda foi integrada ao living com a eliminação das paredes e abriga a sala de estar. Mobiliário da Breton. Quadro da L’oeil. Cortinas da Persihome. Projeto do escritório FPBF Arquitetura & Design (Foto: Kadu Lopes / Divulgação)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.