5 passos para o plantio de árvores

Além de ser um gesto de cuidado com o meio ambiente, a ação garante ar puro e conexão com a natureza

O meio ambiente é um recurso natural fundamental para a sobrevivência e qualidade de vida de todos. As plantas cumprem uma função primordial no ecossistema: o famoso “sequestro” de carbono. Por meio da fotossíntese, elas capturam o CO2 do ar e liberam oxigênio, essencial para nossa sobrevivência. Durante esta ação, parte do CO2 absorvido fica retido nas plantas, purificando o ar.

Uma das formas mais emblemáticas de conscientização é o plantio de árvores. Além do cuidado com o meio ambiente que o gesto proporciona, é uma ótima maneira de se conectar com a natureza, garantindo ar puro, frutos, sombra e habitat para muitas espécies de animais e até mesmo de outras plantas. 

Pensando na importância de realizar o plantio de novas árvores, a Tramontina convida a ajudar na preservação do meio ambiente através de dicas para o plantio de uma muda:

  1. Defina o tipo de árvore que irá plantar

Comece definindo que espécie de árvore você quer plantar. Lembre-se sempre de levar em conta as espécies nativas da sua região, assim será muito mais fácil para elas se desenvolverem.

  1. Faça um buraco

Nesta etapa, é necessário levar em conta o tamanho da árvore, para que o buraco não seja muito pequeno.

  1. Adicione adubo à terra

Misture adubo orgânico à terra que você retirou para abrir o buraco. Isso ajudará sua planta a crescer mais forte.

  1. Coloque a árvore no espaço a ser plantada

É muito importante não esquecer de retirar a embalagem plástica que envolve o torrão antes de colocá-la no local indicado. Feito isso, verifique a altura da planta, mantendo sempre as raízes abaixo do solo e o caule na parte externa. Cuidado para não enterrar o caule. Deposite a mistura de terra e adubo nas raízes da árvore e faça pressão na terra para que fique firme.

  1. Irrigue

Por fim, não esqueça de dar água para sua muda. Na primeira irrigação, dê água em abundância, para que o solo se acomode bem próximo às raízes. Para as próximas regas, verifique a necessidade de acordo com o clima e a necessidade de cada planta.

Feito isso, você já pode se sentir orgulhoso por ter contribuído para a preservação do meio ambiente e para a construção de um espaço melhor e mais saudável para as próximas gerações.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.