Príncipe Harry e príncipe William inauguram estátua da mãe, Diana, no que seria seu 60º aniversário

Os duques de Cambridge e Sussex se encontraram na tarde desta quinta-feira (30) para inaugurar uma estátua de sua mãe, Diana, princesa de Gales, no que teria sido seu 60º aniversário

‘Lembramos do seu amor, força e caráter’, dizem William e Harry ao inaugurarem estátua de Diana Foto: DOMINIC LIPINSKI / AFP

Os duques de Cambridge e Sussex se encontraram na tarde desta quinta-feira (30) para inaugurar uma estátua de sua mãe, Diana, princesa de Gales, no que teria sido seu 60º aniversário

A princesa morreu aos 36 anos em um acidente de carro em agosto de 1997, em Paris, quando o príncipe William e o príncipe Harry tinham apenas 15 e 12 anos. O episódio aconteceu cinco anos depois de sua separação do Príncipe de Gales e dois anos após seu divórcio.

Príncipe Harry e príncipe William inauguram estátua da mãe, Diana, no que seria seu 60º aniversário (Foto: Reprodução)

O evento marca a primeira aparição dos irmãos juntos desde o funeral do duque de Edimburgo em abril. Nas fotos divulgadas, a dupla estava sorridente e não aparentava nenhum desconforto apesar das últimas notícias envolvendo a família.

O príncipe William da Grã-Bretanha, duque de Cambridge, e o príncipe Harry da Grã-Bretanha, duque de Sussex, chegam para a inauguração de uma estátua de sua mãe, a Princesa Diana no The Sunken Garden, no Palácio de Kensington, Londres Foto: YUI MOK / AFP

Uma declaração conjunta foi lida em nome deles na curta, mas emocionante cerimônia. Leia abaixo na íntegra.

“Hoje, no que seria o 60º aniversário de nossa mãe, lembramos seu amor, força e caráter – qualidades que a tornaram uma força para o bem em todo o mundo, mudando inúmeras vidas para melhor.

Todos os dias desejamos que ela ainda esteja conosco e nossa esperança é que esta estátua seja vista para sempre como um símbolo de sua vida e de seu legado.

Obrigado a Ian Rank-Broadley, Pip Morrison e suas equipes por seu excelente trabalho, aos amigos e doadores que ajudaram a fazer isso acontecer e a todos aqueles ao redor do mundo que mantêm viva a memória de nossa mãe.

– Príncipe William e Príncipe Harry”

O príncipe William da Grã-Bretanha, e o príncipe Harry conversam durante a inauguração da estátua de sua mãe, a Princesa Diana no The Sunken Garden, no Palácio de Kensington, Londres Foto: POOL / REUTERS

Encomendada pelos irmãos em 2017, a estátua ficará no jardim submerso redesenhado do Palácio de Kensington. Na época, eles disseram que esperavam que ajudasse os visitantes do palácio a “refletir sobre sua vida e seu legado”.

A estátua projetada por Ian Rank-Broadley foi exposta pela primeira vez na presença de cerca de 30 pessoas, incluindo membros da família Spencer, de Diana, como seus irmãos Charles Spencer, Sarah McCorquodale e Jane Fellowes. A inauguração ocorre no mesmo dia em que a princesa de Gales, que morreu em um acidente de carro em Paris em 1997, faria 60 anos. Na época, William tinha 15 anos, e Harry, 12.

Ian Rank-Broadley, que tem um longo histórico de criação de imagens da Família Real, foi o escolhido para esculpi-la. A efígie da Rainha que aparece em todas as moedas do Reino Unido e da Commonwealth desde 1998 é obra de Ian, por exemplo. 

No início deste mês, uma moeda de edição limitada de £ 5 comemorando a vida do Duque de Edimburgo, com a imagem do Príncipe Philip por Rank-Broadley, foi revelada no Dia das Forças Armadas.

Harry, que mora nos Estados Unidos com sua esposa, Meghan Markle, e seus dois filhos, chegou ao Reino Unido na semana passada para completar sua quarentena de cinco dias antes do evento de quinta-feira.

Nessa quarta-feira, ele fez uma visita surpresa à cerimônia de premiação da WellChild para crianças gravemente doentes no Reino Unido.

LONDON, ENGLAND - JUNE 30: A general view of the covered statue in the Sunken Garden at Kensington Palace on June 30, 2021 in London, England. Tomorrow would have been the 60th birthday of Princess Diana, who died in 1997. At a ceremony here tomorrow, her (Foto: Getty Images)
Local onde ficará a estátua de Diana, no Sunken Garden no Palácio de Kensington em 30 de junho de 2021 em Londres, Inglaterra (Foto: Getty Images)
A view of the Sunken Garden at Kensington Palace, London, the former home of Diana, Princess of Wales, where her sons, the Duke of Cambridge and the Duke of Sussex, will put their differences aside when they unveil a statue in her memory on what would hav (Foto: PA Images via Getty Images)
Local onde ficará a estátua de Diana, no Sunken Garden no Palácio de Kensington em 30 de junho de 2021 em Londres, Inglaterra (Foto: PA Images via Getty Images)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.