App Store passa a permitir apps de venda/entrega de maconha

Em locais onde a venda é legalizada, claro

Recentemente, a Apple atualizou os termos da App Store e passou a permitir aplicativos de entrega e venda de maconha — com algumas restrições, claro. A mudança, aplicada no dia 7 de junho, foi descoberta pelo iPhone in Canada Blog.

A primeira restrição diz que qualquer um desses aplicativos deve ser georestrito a jurisdições onde a cannabis é legalizada. Já a segunda estabelece que todos os apps devem ser enviados por uma empresa/entidade legalizada que forneça esses serviços, e não por um desenvolvedor individual.

Anteriormente, aplicativos que incentivassem a compra ou uso dessas substâncias não eram permitidos. Agora, os termos da App Store dizem:

Aplicativos que incentivam o consumo de produtos de tabaco e vapor, drogas ilegais ou quantidades excessivas de álcool não são permitidos na App Store. Aplicativos que incentivam menores a consumir qualquer uma dessas substâncias serão rejeitados. Facilitar a venda de substâncias controladas (exceto para farmácias licenciadas e dispensários de cannabis licenciados ou legais) ou tabaco não é permitido.

O Google, entretanto, continua não permitindo que esses tipos de apps sejam disponibilizados no Google Play – aplicativos que facilitam a venda de produtos contendo THC (tetrahidrocanabinol), incluindo produtos como óleos CBD, também são proibidos.

Em 2019, a empresa disse: “Não permitimos aplicativos que facilitem a venda de maconha ou produtos de maconha, independentemente da legalidade.”

Chris Vaughn, CEO1 da Emjay, serviço de entrega de cannabis na Califórnia, acredita que a atitude da Apple foi influenciada pelos recentes movimentos de legalização em estados como Nova York. Ele acredita que o Google se juntará rapidamente à Apple nessa política.

Essa é, portanto, uma atitude um tanto quanto incomum por parte da Apple, mas uma boa notícia para muitos. Conforme cada vez mais locais legalizam o uso da maconha medicinal, é de se esperar que a relação das gigantes com empresas do setor seja suavizada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.