Apple está focando em contratações fora do Vale do Silício

Em sua newsletter Power On mais recente, o conhecido Mark Gurman, da Bloomberg, trouxe alguns detalhes sobre os planos de expansão da Apple, com foco na dificuldade de a companhia conseguir talentos na área do Vale do Silício.

Além disso, ele deu seu parecer sobre o redesign do Safari no iOS 15, como a escassez de chips pode estar afetando algumas fabricantes de acessórios pro Apple Watch e os prósperos resultados do terceiro trimestre fiscal da Apple.

Vamos conferir tudo isso?

Expansão das contratações

Gurman explicou que a Apple tem “perdido talentos” por causa do alto custo de vida na área da Baía de San Francisco. Por conta disso, em vez de insistir na contratação de pessoas para a região da sua matriz, a Apple estaria focando em lugares onde sua força de trabalho potencial realmente vive e em áreas onde é mais barato morar.

Muitos engenheiros lamentaram não conseguirem equilibrar as despesas de subsistência com outras atividades, como mensalidades da faculdade para os filhos e economias de longo prazo.

Além disso, a Maçã tem lutado para diversificar sua força de trabalho por causa de seu foco no Vale do Silício. Até agora, o número de funcionários que a Apple contratou em comunidades menos representadas cresceu 64% nos últimos cinco anos.

Por essas razões, a Apple está tentando descentralizar sua força de trabalho. Executivos como Johny Srouji (chefe dos chips da Apple) e Eddy Cue (chefe de software e serviços) estão encabeçando essa investida — com o apoio de Deirdre O’Brien, chefe de varejo e pessoas da Apple.

A descentralização em toda a empresa está entrando a todo vapor, e a Apple está empenhada em uma expansão custosa das costas ensolaradas desde Los Angeles e San Diego até o noroeste do Pacífico de Oregon e Washington, às montanhas rochosas do Colorado, meio-oeste de Iowa, costa leste de Massachusetts, Miami e Nova York.

Por fim, Gurman apontou que, apesar dos esforços da Maçã para flexibilizar o trabalho presencial (com dias intercalados com trabalho remoto), essa exigência ainda atrapalhará a recrutação da Apple.

Redesign do Safari

Em uma nota mais opinativa, Gurman criticou o redesign do Safari no iOS 15, apontando que as mudanças implementadas pela Apple “são tão confusas e desnecessárias que acho que podem fazer com que usuários fiéis busquem alternativas”.

Mudanças no navegador da web para a próxima versão do sistema operacional do iPhone são tão confusas e desnecessárias que acho que podem fazer com que usuários fiéis busquem alternativas. Mover a barra de endereço da web para a parte inferior apaga 14 anos de memória muscular e entra em conflito com as normas encontradas em outros aplicativos da Apple. Recursos de rotina como compartilhamento de links, acesso ao histórico de downloads e entrada no modo Leitor agora exigem etapas extras. Existem muitos recursos do iOS que precisam de uma sacudida. O Safari não era um deles. A Apple deve considerar reverter as mudanças.

Escassez de chips

Em outra observação, Gurman falou sobre a escassez de chips que está afetando diversas indústrias no mundo automotivo e eletrônico. Além do Mac e do iPad, cujas produções foram afetadas por esse problema, o Apple Watch também está sendo afetado — mas indiretamente.

Segundo Gurman, essa escassez atingiu algumas fabricantes de acessórios do Apple Watch. Nesse sentido, empresas menores de acessórios estariam enfrentando problemas para adquirir o carregador sem fio do Watch para integrá-los em seus próprios acessórios.

Os carregadores do Apple Watch fornecidos pela Maçã não parecem ser afetados pela escassez de peças — com diferentes comprimentos e estilos de carregadores disponíveis na Apple Store online. Algumas opções de terceiros, por outro lado, estão atualmente indisponíveis.

Resultado do 3º trimestre fiscal

Por fim, mas não menos importante, Gurman comentou os resultados do terceiro trimestre fiscal da Apple, que serão divulgados no dia 27 de julho. Segundo ele, a Apple deverá informar aos investidores um impacto negativo de US$3 a US$4 bilhões durante o período devido (novamente) à crise de escassez de chips. {MacMagazine]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.