Grupo de luxo LVMH compra Off-White, marca de streetwear de Virgil Abloh

Grupo de luxo comprou participação majoritária na Off-White, criada por Virgil Abloh em 2013, visando novo modelo de negócios com olhar para o futuro
MARIE CLAIRE

Virgil Abloh (Foto: Reprodução: Instagram)

Nesta terça-feira (20), a LVMH anunciou compra de participação de 60% na Off-White, marca de streetwear de luxo fundada por Virgil Abloh em 2013, que ainda está sob seus cuidados criativos mesmo enquanto diretor artístico de moda masculina da Louis Vuitton. “Consegui um lugar à mesa”, comemorou ele em entrevista ao NY Times.

Para o presidente-executivo da Louis Vuitton, Michael Burke, a novidade vem para “sacudir o status quo”. “É mais parecido com o que Bernard Arnault fez quando comprou a Dior e decidiu criar uma federação de marcas de luxo”, disse à publicação.

O novo acordo com segue diversas outras aquisições por parte do gigante de luxo. Ano passado, a LVMH comprou a Tiffany e, na última semana, anunciou participação minoritária na nova marca homônima de Phoebe Philo. Além disso, no mês anterior, o grupo reabriu a loja de departamentos La Samaritaine com aparição do presidente francês Emmanuel Macron – e ainda este ano serão inaugurados em Paris o ultraluxuoso hotel Cheval Blanc e o spa Dior.

Os 40% restantes da marca ficam com Abloh. “Este acordo prevê o aproveitamento da expertise do grupo LVMH para o lançamento conjunto de novas marcas, mas também para o desenvolvimento de parcerias com marcas existentes em diversos setores, além do da moda”, disse o grupo em comunicado oficial. Segundo o NY Times, essas parcerias envolvem categorias como Vinho e Bebidas e Hospitalidade – a LVMH detém mais de 30 marcas de bebidas e mais de 50 hotéis

Virgil Abloh (Foto: Reprodução: Instagram)
Virgil Abloh (Foto: Reprodução: Instagram)

Virgil Abloh, 40 anos, é formado em engenharia e, na verdade, não teve treinamento formal em moda, tendo aprendido a costurar com a mãe. O relacionamento com a LVMH começou por volta de 2007, quando era diretor de criação para Kanye West. Alguns anos depois, em 2015, ele foi finalista do prêmio LVMH para jovens designers e, em 2018, assumiu o cargo na Louis Vuitton.

Ano passado, Abloh criou um fundo para promover diversidade na moda e ajudar estudantes negros, impulsionado pelo assassinato de George Floyd nos Estados Unidos. Com sua nova função, ele declarou à publicação que pretende abrir portas para candidatos com foco em diversidade em todos os níveis da indústria. “Relevância é minha métrica”, completou.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.