Cupertino: Apple revela planos de escultura usando areia de 58 desertos do mundo

Mais de 400 colunas de vidro fundido combinarão todos os desertos do planeta em uma escultura externa semelhante a uma onda
By ALDO TOLEDO | atoledo@bayareanewsgroup.com | Bay Area News Group

Uma escultura pública chamada “Mirage” envolverá areia de 58 desertos ao redor do mundo dentro de tubos de vidro fundido que lembram uma duna de areia no Apple Park de Cupertino. (Courtesy of Apple) 

CUPERTINO – Uma nova escultura de arte pública feita de areia de 58 desertos do mundo transformará a aparência de um olival fora do centro de visitantes do campus da Apple no verão de 2022.

Batizada de “Mirage” pela artista escocesa Katie Paterson e pelo escritório de arquitetura alemão Zeller & Moye, a escultura consistirá de 400 colunas de vidro fundido puro feitas de areia do deserto e formadas em três paredes transparentes semelhantes a ondas que imitam uma duna do deserto.

Funcionários da Apple disseram que a escultura é um projeto multimilionário que envolve uma equipe de dezenas de artistas, arquitetos, geólogos e especialistas em deserto, todos com o objetivo de criar um espaço público ao ar livre na enorme sede da empresa em Cupertino.

“Nosso objetivo é reunir todos os desertos da terra”, disse Paterson. “Os visitantes poderão caminhar de leste a oeste em torno de cada deserto do planeta. Vamos fazer deste um espaço microcosmo que traz todos esses desertos imensos e diversos ali mesmo para o Apple Park. ”

Não será pouca coisa pegar areia de todos os desertos do mundo, derretê-la em vidro e montá-la em Cupertino.

Paterson – conhecido por obras expansivas como Hollow no Royal Fort Gardens em Bristol, Reino Unido – disse que um projeto dessa escala não foi feito antes e será necessária cooperação em nível global para realizá-lo.

Fabricar vidro com areia do deserto é algo que Paterson pensou em fazer antes, mas depois de fazer parceria com Zeller & Moye, a escultura “realmente ganhou vida”, disse ela. As duas equipes trabalharam juntas antes de 2016 em Hollow, uma estrutura semelhante a um dossel feita de árvores do mundo todo.

Os planos do escritório de arquitetura prevêem três segmentos de linhas feitas de colunas de vidro conectadas em um espaço central, dando ao espaço três “entradas principais”, disse Moye. A natureza de forma livre da escultura criará pequenos nichos e bolsos onde as pessoas podem experimentar um momento de silêncio enquanto são envolvidas pela estrutura, disse Moye.

“Estamos trabalhando com esses materiais de forma experimental, mas focando em um material como o núcleo da arte: areia do deserto”, disse Moye. “Tem essa qualidade artesanal por causa do vidro fundido, então vai apresentar muitas variações e formas e descolorações.”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.