Conheça os projetos brasileiros para jovens negros empreendedores que ganharam a atenção de Beyoncé

A BeyGOOD, organização filantrópica da cantora norte-americana, destaca iniciativas inovadoras ao redor do mundo. No Brasil, A Infill, Kurandé e Pan-African Vision conquistaram o reconhecimento da ONG
Eduardo Manhães

Beyoncé em ação social em Houston Foto: Reprodução/BeyGood

As impressoras 3D de Lucas Lima emperraram após 2019, quando viu o negócio dar uma alavancada após ganhar popularidade na mídia. Cria do Complexo do Alemão, ele teve uma infância focada nos estudos e, formado em Engenharia Mecânica, conseguiu desenvolver os equipamentos a partir de sucata, para baratear o custo. Agora, no entanto, o projeto promete ganhar fôlego renovado com a chancela de ninguém menos do que Beyoncé. No final de julho, o jovem de 26 anos teve sua foto publicada no Instagram da BeyGOOD, organização filantrópica da cantora norte-americana. A página destaca iniciativas inovadoras ao redor do mundo.

Lucas acredita que grandes oportunidades podem surgir com a divulgação. “A rainha (Beyoncé) me notou. Eu tive o reconhecimento da mídia no meu país, mas isso não gerou nenhum investimento e a Infill (nome de sua empresa) continua funcionando dentro de um quarto. Essa publicação me dá credibilidade nos mercados nacional e internacional, que é onde eu quero chegar um dia. Pretendo estar nos Estados Unidos, África e Ásia com tecnologia 100% made in favela”, vislumbra. Ser reconhecido por um ídolo pode parecer um sonho distante para muitos fãs, mas Lima faz parte de um grupo de brasileiros que está vivendo isso de uma maneira inesperada com Beyoncé. A responsável por realizar essa conexão é IvyMcGregor, diretora da BeyGOOD, fundada em 2013. Conhecida por seu perfil determinado e detalhista, a cantora escolhe parceiros a dedo. Nesse sentido, Ivy é seu braço direito.

Em visita ao Rio, em meados de julho, Ivy conheceu algumas personalidades, como as cantoras Elza Soares e IZA, e se reuniu com Ricardo Silvestre (do Black Influence, serviço de comunicação e agenciamento de criadores de conteúdo negros) e com jovens empreendedores que participam da incubadora da Pan-African Vision. A empresa independente atua em três segmentos: comércio exterior, consultoria de diversidade e aceleração de startups, e tem à frente Priscilla Cadette, Rogério Siqueira e o economista Maiko Pinheiro. Priscilla e Rogério também são embaixadores do Conselho Pan-Africano no Brasil, entidade da União Africana que promove a integração dos países da região com a comunidade negra em diáspora.

O encontro deu frutos, como a divulgação dos projetos no site de Beyoncé, na seção “Black Parade”, que dá visibilidade a iniciativas de negros pelo mundo. Nas redes sociais, a diretora demonstrou encanto com os “brilhantes empreendedores” e classificou a incubadora como uma ideia “engenhosa e necessária”. O entusiasmo também se transformou em convite para que Priscilla, líder do projeto, ganhe mentoria exclusiva de Ivy, “uma mulher guerreira, incansável na luta pelos pretos mundo afora”, nas palavras de Elza Soares.

O programa de aceleração da Pan-African Vision é formado por quatro projetos: além da Infill, das impressoras de Lucas, há o UnicaInstancia, da dupla Gilmar Bueno e Sara Raimundo, responsável por facilitar o acesso à Justiça; o Kurandé, de Claudio Marques e Felipe Garcia, com cosméticos desenvolvidos por meio de técnicas ancestrais; e a Aya Psicologia de Douglas Vidal, que oferece atendimento psicológico a preços populares.

A chancela chega para a UnicaInstancia um ano e três meses após a criação da plataforma de lawtech (ou legaltech). O que só fez aumentar as certezas da advogada Sara Raimundo. “Beyoncé dizia que não se sentia representada à mesa (de negócios), então levantou e construiu sua própria mesa. Esta é a oportunidade de construir a minha mesa. Com ela, aprendi a importância de criar um legado e entender o impacto que podemos ter na vida das pessoas”, emociona-se.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.