Ex-modelos depõem contra Gérald Marie em investigação por assédio e estupros

Carré Sutton, Lesa Amoore e outras mulheres fizeram novas declarações à polícia francesa; supermodelos como Carla Bruni e Paulina Porizkova manifestaram apoio ao grupo
MARIE CLAIRE

Carré Sutton e Lesa Amoore dão entrevista coletiva em Paris na terça-feira (7) (Foto: Getty Images)

Em uma entrevista coletiva que aconteceu na última terça-feira (7) em Paris, a ex-modelo estadunidense Carré Sutton, 52 anos, voltou a acusar o antigo comandante da divisão europeia da agência Elite, Gérald Marie, de ter repetidamente a estruprado em seu apartamento quando ela tinha 17 anos. Outras modelos, como Lesa Amoore, também se pronunciaram publicamente na coletiva, após os depoimentos sigilosos à Unidade de Proteção à Criança da Polícia de Paris, sobre as acusações que teriam acontecido nos anos 80 e 90. Em agosto, Carré abriu um processo contra Gérald em Nova York.

A ex-modelo, que estrelou campanhas de marcas como Calvin Klein e Guess, afirmou ainda que o antigo comandante da agência a estimulava a usar cocaína sob a premissa de que facilitaria a sua perda de peso e, dessa maneira, otimizaria a sua carreira. “Eu sabia que precisava aguentar o abuso para continuar a trabalhar. Aquilo foi deixado bem claro para mim”, declarou.

Os depoimentos foram ouvidos na terça e incluíram alegações de estupro e má conduta sexual contra Gérald Marie, que comandou a divisão europeia da agência e foi casado com a supermodelo Linda Evangelista. “Ouvindo as mulheres agora e baseada em minhas experiências, eu acredito que elas estão contando a verdade”, declarou Linda em entrevista ao The Guardian em outubro de 2020. “Isso parte o meu coração porque essas são feridas que talvez nunca curem. Eu admiro a coragem e força em se posicionarem”, complementou a supermodelo. Gérald sempre negou as acusações feitas ao longo dos anos.

Um ano após as investigações terem sido abertas pela promotoria na França, um grupo de modelos, que inclui grandes nomes como Carla BruniKaren ElsonMilla Jovovich e Paulina Porizkova, se pronunciou em suporte às acusadoras de Gérald. “Basta. Eu apoio Carré e as outras sobreviventes de Gérald Marie nas suas vindas a Paris para testemunhar contra o abusador”, declarou Carla Bruni por meio da Model Alliance, uma ONG que provê serviços jurídicos e aconselhamento legal para trabalhadoras da moda. 

“Nenhuma indústria está imune ao abuso sexual. Há tanto trabalho a ser feito na França e ao redor do mundo para garantir que as mulheres estejam protegidas de violência sexual no trabalho”, continua Carla. “Como modelos, nós não éramos pagas por nossos talentos”, declarou outra supermodelo, Paulina Porizkova. “Nós alugávamos os nossos corpos e rostos. O seu corpo não era seu”, continua. Paulina parabenizou as mulheres que viajaram a Paris para depor e que, segundo ela, iriam “reviver algumas lembranças dolorosas para lutarem por uma indústria melhor e pelas mulheres que não foram capazes de continuar”.

Em entrevista ao The New York Times, a fundadora e diretora executiva da Model Alliance, Sara Ziff, declarou: “Nós buscamos justiça para as sobreviventes, mas nós também queremos uma indústria da moda mais segura e com mais equidade”. A diretora, que trabalhou próxima a Carré Sutton quando ela abriu o processo em Nova York em agosto, ainda afirmou que “apesar dos movimentos Me Too e Time’s Up, a indústria da moda escapou de qualquer revisão que levasse as pessoas em posições de poder a mudarem a maneira como elas conduzem seus negócios”. Ela continua: “Já tivemos muitos processos e acordos, mas nós não vimos ainda uma mudança estrutural que pode legalmente reforçar padrões e culpabilizar indivíduos e instituições”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.