Netflix avança em games com compra de estúdio e lançamento de jogos

Empresa anunciou compra de estúdio e lançamento de jogos na Europa
Por Por Italo Bertão Filho – O Estado de S. Paulo

No mesmo dia em que anunciou a compra do estúdio, a Netflix lançou cinco jogos para dispositivos móveis em mercados europeus

Na guerra do streaming, a Netflix colocou dois trunfos na mesa. Na terça-feira, 29, a companhia anunciou o lançamento de cinco games para dispositivos móveis em mercados europeus e a compra de um estúdio de jogos. A diversificação de receitas faz parte da estratégia anunciada recentemente pela Netflix, que ainda depende do streaming para equilibrar seus balanços, ao contrário de concorrentes como DisneyAmazon Apple, cuja principal atividade não é o serviço.

A empresa depende dos resultados do serviços de streaming para seguir alavancando seu catálogo e produzindo conteúdos originais, o que explica a tentativa de diversificar suas receitas. Além disso, o mercado de games servirá para reter os assinantes da plataforma. Para entrar nesse segmento, a Netflix apostará inicialmente em jogos para celular.

A aquisição do estúdio Night School, cujo valor não foi divulgado, será a porta de entrada para um segmento pouco explorado pela empresa, que até hoje nunca havia investido em empresas do setor. Conhecido pelo jogo “Oxenfree”, de aventura sobrenatural, o estúdio seguirá trabalhando em uma continuação do jogo, “Oxenfree 2”.

De acordo com Mike Verdu, vice-presidente de desenvolvimento de jogos da Netflix, a compra do Night School se explica pelo potencial criativo da empresa que a Netflix quer agregar para sua estratégia comercial. “O compromisso [do estúdio] com a excelência artística e seu histórico comprovado os tornam parceiros inestimáveis”, afirmou em comunicado, segundo a revista Variety.

Novos games

No mesmo dia em que anunciou a compra do estúdio, a Netflix lançou cinco jogos para dispositivos móveis em mercados europeus: “Stranger Things: 1984”, “Stranger Things 3: The Game”, “Card Blast”, “Teeter Up” e “Shooting Hoops”, disponibilizados para clientes do streaming na Espanha, Itália e Polônia, sem custo adicional.

No final de agosto, os usuários da Polônia foram os primeiros a experimentarem o serviço de games, quando a Netflix disponibilizou, em fase de testes, os títulos “Stranger Things”. “Ainda estamos no início, mas empolgados em trazer esses jogos exclusivos como parte da assinatura da Netflix — sem anúncios e sem compras no aplicativo”, disse um porta-voz da empresa à agência Reuters.

Antes quase soberana no streaming, a Netflix tem sofrido concorrência cada vez maior de novos concorrentes como Disney+Prime Video e HBO Max e, em nível regional, do Globoplay. No segundo trimestre deste ano, a empresa perdeu 430 mil assinantes nos Estados Unidos e no Canadá. Além disso, registrou 1,5 milhão de assinantes a mais em todo o mundo, crescimento que foi 61% menor em comparação aos resultados do primeiro trimestre. A base total da Netflix, divulgada em julho, era de 209 milhões de assinantes. /COM INFORMAÇÕES DA REUTERS 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.