Meus 10 prédios residenciais favoritos em São Paulo

“Qual é o seu prédio favorito na cidade?” é o que mais me perguntam, desde que publiquei o livro “São Paulo nas Alturas”, uma longa pesquisa sobre o período da produção arquitetônica mais marcante da Pauliceia.
Difícil escolher. Depois de centenas de visitas, entrevistas, pesquisas e analisando a pós-ocupação por décadas, dá para aprender muito com estes clássicos da cidade. Materiais resistentes e criativos, o convite para artistas e paisagistas participarem dos empreendimentos, os cuidados com insolação, ventilação, conforto térmico, acústico e mesmo o desenho da planta que os fazem tão acima da média.

Não consegui colocar todos os prédios que amo, claro, mas tentei fazer um recorte diverso: de prédios com apartamentos que parecem casarões aos que têm quarto-e-sala apenas, até os que abrigam unidades de metragens bem variadas.
No geral, eles deixam a cidade mais bonita e instigante. Ao contrário de outros produtos da criatividade humana, que, se ruins, podem ser relegados a uma gaveta, a um depósito ou ao esquecimento, um prédio ficará anos e anos na paisagem de todos, queiramos ou não. Melhor que acrescentem.

Parabéns aos síndicos, zeladores e condôminos que mantiveram estas joias e que certamente ja resistiram a reformas equivocadas que barateariam o que é único. Que inspirem os incorporadores, arquitetos e moradores do amanhã.
E você? Comente aqui quais são seus prédios favoritos, e no que eles se destacam. Não deixe de compartilhar, curtir e se inscrever aqui no canal. Arquitetura e cidade merecem muito mais audiência.

Obrigado aos apoiadores deste episódio, @Nortis Incorporadora e @Smart Fit #saopaulonasalturas

Música neste vídeo
Música – Here Forever FullMix-572
Artista – AGsoundtrax/Adi Goldstein
Licenciado para o YouTube por
Adrev for Rights Holder; UMPI, ASCAP e 7 associações de direitos musicais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.